quarta-feira, 3 de outubro de 2007

QUAL É SEU PROBLEMA?

Nesta postagem pretendo responder cartas das pessoas que quiserem uma observação minha sobre suas dificuldades.
Começo com esta carta recebida hoje:

oLÁ....
Como vai, espero que bem...
Gostaria de estar questionando sobre alguns sintomas...ah tempo atras, me sneti um pouco angustiada e tinha uma sensação de que havia "caroço" em minha garganta, e qdo me distraia ou na alimentação a senasção sumia...sabe uma sensação de uqe comeu algo e não lhe fez bem... procurei um médico o mesmo diagnosticou uma angustia, deprimida..enfim....receitou um remédio: fluxene (fluxetina) e o remédio foi bom...a sensação em minha garganta saiu....tomei por qlgum tempo.... e como não gosto muito de remédios, acho que gera algum tipo de dependência....porém estou super bem, logicamente que temos problemas...mas nada que me deixe mal.... e sinto q a sensação de caroço mesmo assim esta querendo voltar!!!
Será que é pelo fato de ter simplesmente abandonado a medicação!!!
Bem...desde ja agradeço sua atenção....
Aguardo um retorno seu...

Minha resposta:
Esta sensação na garganta é bastante comum e indicativa de ansiedade. Por vezes a ansiedade se manifesta através de sintomas físicos. Seu médico muito corretamente diagnosticou sua ansiedade associada à depressão.
A medicação prescrita estava correta e fez o efeito desejado. Porém você cometeu um erro muito comum: suspender o remédio sem ouvir a opinião do médico. Muitos remédios não devem ser interrompidos de repente porque uma suspensão súbita da medicação pode ter efeitos negativos.
Além disso, muitas vezes apesar da pessoa estar se sentindo bem, ainda não está totalmente curada e sua doença pode voltar com a falta do remédio. Aconselho você a voltar ao seu médico e seguir obedientemente as instruções dele.