quarta-feira, 3 de outubro de 2007

QUAL É SEU PROBLEMA?

Nesta postagem pretendo responder cartas das pessoas que quiserem uma observação minha sobre suas dificuldades.
Começo com esta carta recebida hoje:

oLÁ....
Como vai, espero que bem...
Gostaria de estar questionando sobre alguns sintomas...ah tempo atras, me sneti um pouco angustiada e tinha uma sensação de que havia "caroço" em minha garganta, e qdo me distraia ou na alimentação a senasção sumia...sabe uma sensação de uqe comeu algo e não lhe fez bem... procurei um médico o mesmo diagnosticou uma angustia, deprimida..enfim....receitou um remédio: fluxene (fluxetina) e o remédio foi bom...a sensação em minha garganta saiu....tomei por qlgum tempo.... e como não gosto muito de remédios, acho que gera algum tipo de dependência....porém estou super bem, logicamente que temos problemas...mas nada que me deixe mal.... e sinto q a sensação de caroço mesmo assim esta querendo voltar!!!
Será que é pelo fato de ter simplesmente abandonado a medicação!!!
Bem...desde ja agradeço sua atenção....
Aguardo um retorno seu...

Minha resposta:
Esta sensação na garganta é bastante comum e indicativa de ansiedade. Por vezes a ansiedade se manifesta através de sintomas físicos. Seu médico muito corretamente diagnosticou sua ansiedade associada à depressão.
A medicação prescrita estava correta e fez o efeito desejado. Porém você cometeu um erro muito comum: suspender o remédio sem ouvir a opinião do médico. Muitos remédios não devem ser interrompidos de repente porque uma suspensão súbita da medicação pode ter efeitos negativos.
Além disso, muitas vezes apesar da pessoa estar se sentindo bem, ainda não está totalmente curada e sua doença pode voltar com a falta do remédio. Aconselho você a voltar ao seu médico e seguir obedientemente as instruções dele.

56 comentários:

  1. Dr. Luiz!
    Li seu artigo sobre auto-piedade, estamos sofrendo muito com isso em nossa
    casa, vejo que as coisas estão crescendo cada vez mais e já não sei mais a
    quem recorrer. Minha esposa já se consultou com mais de 3 psiquiatras, mas
    ao meu ver não tinham competência para tratar dela.
    Sua história de vida é longa e traumática, e percebo uma tranferência de
    resposábilidade para mim, pois me culpa de tudo.
    Ela está com 45 anos de idade e percebo que também os sinais de menopausa
    (assunto do qual ela se recusa sequer a ouvir) estão cada vez mais
    presentes, o que agrava mais ainda o quadro. Ando muito preocupado com esta
    situação. Como devo proceder pois cada vez que tento ajudá-la o quadro fica
    pior, pois como já mencionei, ela me culpa de tudo, de não trabalhar, de não
    sair de casa, de não querer cozinhar, de não estar cuidando da casa, enfim
    de fazer as coisas cotidianas. Passa horas na frente de um computador,
    jogando um jogo de crianças de 12 anos de idade em média.
    Temos uma filha de 15 anos, que está sofrendo as consequências deste
    comportamento e que está criando uma imagem da mãe que não me agrada. Pois a
    influência é grande.
    Enfim, os problemas são muitos e gostaria de saber se há alguma forma de se
    cortornar este problema de maneira a solucioná-lo.

    Desde já grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. A situação que você descreve é de difícil solução, pois uma mudança positiva tem de passar necessariamente pela vontade de sua esposa de modificar-se. Tudo indica que ela não consegue perceber suas dificuldades e assim sendo não se mobiliza para melhorar a situação.

    A atitude dela, conforme você descreve, é de negar a existência de um problema pessoal e atribuir a outra pessoa - no caso você - as dificuldades que existem. Esta é uma forma muito comum de pessoas que possuem dificuldades emocionais reagirem. O grande problema é que este tipo de reação impossibilita uma mudança para melhor.

    A alternativa que vejo é a separação acompanhada de um movimento seu de ficar com a guarda da filha para protegê-la das dificuldades que a mãe pode causar. Mas trata-se de uma decisão muito difícil e sofrida. Só a mencionei para deixar claro o fato de que não existe nenhuma solução fácil para este problema.

    Estou a sua disposição para continuarmos a trocar idéias sobre toda esta questão. Espero que com a continuidade a gente possa visualizar uma alternativa melhor e eficaz.

    Espero que você volte a me contatar e lhe desejo
    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  3. Olá, me chamo Rodrigo tenho 26 anos e não consigo se livrar de acontecimentos do passado, pois sofri o tal do buling acho que é assim que escreve, acredito que minhas atitudes no presente tenha algo haver com meu passado inconcientemente, sou infeliz na vida sentimental,alias não tenho vida sentimental o que me deixa mais frustrado,tenho falta de amor proprio, mesmo querendo melhorar parece que algo não deixa,sou repetitivo faço sempre as mesmas coisas, sou resistente a mudanças, enfim tenho saude normal tenho conciencia de meus problemas,mas acabo não sabendo o que fazer para contorna-los e viver melhor, tbm pelo fato de não ter amigos pra conversar essas coisas tenho a impressão que estou depressivo e desaminado a quase todo momento o que eu posso fazer pra sair dessa situação? será que era destino eu ser assim, ou alguma coisa externa pode ter moldado meu psicologico?

    ResponderExcluir
  4. Caro Rodrigo.

    Você está tendo dificuldades que precisam ser enfrentadas. É claro que existem acontecimentos em seu passado que deram origem, ou agravaram, suas dificuldades atuais.

    Felizmente você pode enfrentar e superar suas dificuldades sem ter de voltar ao passado, mesmo porque isto seria impossível. É necessário fazer agora um aprendizado sobre como estabelecer relações de amizade e amorosas.

    Só existe uma maneira de aprender: experimentando. Você precisa se dedicar a procurar formas de se comunicar afetivamente com as pessoas. O começo será difícil, mas este exercício vai ser recompensado com o tempo.

    Experimente e venha contar suas aventuras. Tenho certeza de que sua vida vai se tornar cada vez mais interessante.

    Um abraço e Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  5. "Ciúmes"
    Acontece que estou namorando a 7 meses, e nesse inicio é comum (pelo menos pra mim) ficar desconfiado, sentir ciumes essas coisas.

    E nos textos, "Você está preparado para amar?", "A importância do namoro", "O significado do namoro", "A convivência com ele (a) está difícil? O que fazer?", "Amor: delicadeza é a palavra-chave", me mostraram as respostas que eu precisava, quem sou eu pra elogiar o senhor, mas fiquei muito grato com suas palavras.

    Aproveitando, tenho outro problema tambem, fico pensando muito no passado de minha namorada, o que posso fazer para esquece-lo?, ja tentei varias vezes mas sempre vem em minha cabeça;

    Com suas palavras acho que melhorei muito, pelo menos em alguns pensamentos ruins que estava me ocorrendo.

    Ficarei muito grato se o senhor me respondesse.

    ResponderExcluir
  6. Caro Junior. Vou transferir este seu comentário para a postagem "Ciúme", que é o lugar apropriado. Procure por minha resposta lá.

    ResponderExcluir
  7. Dr. Luiz Alberto.
    Tenho 30 anos, um filho de 5. Fui casada durante 5 anos com um homem muito ciumento e ignorante(me xingava, brigava muito comigo). Essa relação deixou-me com depressão. Fiz terapia com psicóloga durante 2 anos. Fui na psiquiatra durante 1 ano e meio e neste período tomei Venlafaxina. Recebi alta quando me separei do meu ex-marido e parei de tomar o remédio uns 8 meses depois.
    Acontece que tenho estado muito irritada, principalmente na TPM. Não tenho paciência com ninguèm, mas principalmente com meu filho e meus alunos( sou professora primária). Tenho vontade de dar uns safanões neles.O pior é que percebo que quanto mais irritada estou mais eles me desafiam, mais conversam e menos prestam atenção.
    O que vai desencadeando uma irritação imensa.
    Fui a um psiquiatra e ele me disse que poderia ser abstinência da Venlafaxina. Tomei por um tempo outro remédio. Enquanto tomava a irritação estava controlada, mas agora que terminei, voltei a me irritar.
    Não gostaria de tomar remédio a vida toda. Não existe uma forma alternativa de diminuir esta minha irritação?

    PS: adoro o Sr. É muito bom saber que podemos contar com um pessoa tão inteligente e carinhosa. Este espaço, sem dúvida, vai ajudar e já está ajudando muita gente.

    ResponderExcluir
  8. SEXUALIDADE
    oi Dr. Luiz, sou a mesma do comentário anterior. Estou com muitos problemas.
    Quando estava casada, só senti prazer antes do meu filho nascer. Depois que ele nasceu senti apenas dor e quando a dor passou sentia muito nojo do meu ex-marido, mas transava com ele pra ele não brigar comigo.E ele sempre me chamava de fria.
    Ao me separar dele, minha psicóloga naquele tempo, me fez ler alguns livros falando sobre sexualidade, pois estava muito preocupada com o que eu sentia.
    Agora, depois de dois anos que me separei,estou namorando um rapaz de 22 anos. No começo nossa vida sexual era maravilhosa, eu sentia muito prazer em estar com ele e até tinha orgasmos( na verdade nunca liguei pra isso, só quero que a pessoa que está comigo esteja feliz). Mas de alguns tempos pra cá, depois de tormar o Escitalopram(nome do outro anti-depressivo) minha libido diminui muito. Achei que fosse pelo remédio, mas já se passaram um mês e meio e nada da libido voltar ao normal.
    Meu namorado fica se cobrando muito, ele acha que é o culpado, e nossa relação está por um fio.Mas sei que ele faz tudo direitinho, que ele sabe os pontos certos.
    Eu estou desesperada, porque eu adoro ele, acho ele lindo, admiro o jeito dele. Sei que estes são ítens para haver desejo sexual.
    Tô me sentindo tão mal, tão incapaz a pior das mulheres.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Anônima.
    Quanto à questão da medicação, posso dizer a você que medicamentos antidepressivos precisam ser retirados com muito cuidado, lentamente, diminuindo-se não as doses, mas os dias de ingestão, e com acompanhamento médico. Não sei se o remédio pode fazer mal, mas já vi muito gente sofrer e passar mal pela interrupção inadequada da medicação.

    Sua dificuldade de orgasmo pode estar relacionado com o remédio, por vezes isso acontece. Converse com seu psiquiatra para ver o que é possível fazer.

    Quanto a seu temperamento, é importante que você assuma a responsabilidade de se controlar, mas - ao mesmo tempo - fale também com seu psiquiatra sobre isso. Ele pode lhe ajudar.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  10. Dr. Luiz
    Hoje com 45 anos, casei-me com 17 anos e permaneci casada (e traída durante todo o tempo) por 27 anos. Morria de medo de ficar sem ele, que não permitia que eu tivesse amizades, estudasse e trabalhasse... eu deveria escolher entre ele ou essas opções, e sempre escolhi ficar com ele. Mas, há 10 anos aproximadamente, comecei a enfrentá-lo e consegui um trabalho, depois voltei a estudar e concluí o ensino médio, entrei na universidade, em seguida no mestrado, prestei e fui aprovada em um ótimo concurso público, mas sempre fazendo de tudo para manter o casamento, já falido há muito tempo. Recentemente, após mais uma traição (entre tantas superadas), resolvi que não mereço e não quero mais viver assim, e estou entrando com um pedido de separação (e sei que ele vai infernizar minha vida). Porém, tudo me assusta... embora saiba que sou capaz, ainda bonita, e tenha uma necessidade imensa de ser amada, tenho a sensação de que ninguém jamais vai se interessar por mim e me apavoro com a idéia de ficar sozinha e não conseguir viver um relacionamento saudável.

    ResponderExcluir
  11. boa tarde Dr. Luiz!
    Estou sofrendo muito com um ciume doentio, que estou quase perdendo meu marido. sou casada ha um ano e nao consigo controlar meu ciume.
    Nao assistimos televisao, na rua tenho que estar olhando no olho do meu marido para ver onde ele olha, tenho comigo que ele olha para todas as mulheres. Não consigo entender que olhar é uma coisa normal.Não estamos vivendo por causa disso, nao saimos para lugar nenhum, porque para todo lugar que a gente for vai ter mulher, e com certeza e vou brigar com ele.
    Ele nao tem mais paciencia comigo, e eu nao queria ser assim, estou sofrendo demais.
    gostaria muito que o Sr. me ajudasse.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Kátia,tenho 39 anos.Sou casada a 4 anos.
    Estou sofrendo muito interiormente.Pois não gosto de demostrar que estou sofrendo.
    Meu marido é grande profissional e eu estou desempregada e em casa.Estava tudo bem mais só que já se passaram 5 meses e cansei dessa vida.
    Agora estou com ciúme de tudo,sempre estou olhando a agenda dele mexendo nos emails e pensando que ela pode me trair a qualquer hora.Acho que ele nunca fez isso nesses anos que estamos juntos.
    Estou me sentido feia, desculdada,mais é pq não saiu e acabo só me arrumando nos finais de semana.Muito diferente do que eu era antes(quando trabalhava).Eu não queria perde-lo nunca pq eu o amo muito.Estou com a pele toda manchada causada pelo estress.
    Por favor me ajude quero me sentir bonita e atraente novamente.
    Até a minha vida sexual mudou pois não tenho mais estimulo.Fico em casa o dia todo quando ele chega fico com vergonha de mim mesmo por não trabalhar e depender dele.
    Obrigada por ler.Me ajude

    ResponderExcluir
  13. Natiara.
    Coloquei sua mensagem e minha resposta na postagem "ciúme", mais adequada ao assunto. Veja lá!

    ResponderExcluir
  14. Cara anônima de 01 de novembro

    Na situação que você está vivendo, é natural sentir medo. O problema está em não se deixar acovardar pelo medo, mas enfrentá-lo e seguir adiante.
    Penso que você tem boas possibilidades de refazer sua vida e encontrar um companheiro com qualidades. Procure não ser excessivamente exigente, mas também não seja demasiado indulgente com os defeitos dos pretendentes.

    ResponderExcluir
  15. Cara Katia.
    Você está se desvalorizando, certamente seu marido tem uma opinão melhor que a sua sobre quem você é. Procure combater essa baixa de auto-estima e cuide-se como deveria. Lute por si mesma.

    Sugiro que você dê uma passada em um livraria e olhe a primeira parte de meu livro "Saber amar" que trata dos problemas da auto-estima e fala de como recuperá-la. Se achar que o livro pode lhe ajudar, compre-o e o leia com atenção. Isto pode fazer bastante bem ao seu casamento.

    ResponderExcluir
  16. Caríssimo Dr. Py,
    Estou enviando a questão que lhe enviei em outro site. Estou muito agradecida pela atenção. E reenvio para obter uma resposta como segue abaixo:
    Luiz Alberto Py
    Prezado Dr. Luiz Alberto Py.
    Vivo uma situação muito triste para mim. Não amo mais o meu marido como homem. Há quase dois anos não temos relacionamento sexual porque eu não suportava mais transar com ele. Isto foi acontecendo há muito tempo
    atrás.
    Tinha fases ruins e insuportáveis em que eu chorava enquanto
    transávamos, e outras q eu apenas suportava. até que chegou ao ponto de eu não conseguir sequer imaginar que ele me tocasse e disse isto pra ele.
    Quero separar-me, porém ele não aceita a idéia e vive sofrendo muito
    esperando um milagre e que a situação se reverta.
    Ele tem 66 anos,é sexualmente ativo, tem boa aparência, parece ter 50
    anos,
    cuida da saúde e não entendo como ele vive assim que diz nao procurar
    outra
    pessoa. Estamos casados há 32 anos e uma das coisas é que ele quer que
    os amigos pensem que vivemos bem. Sei que sou uma mulher bonita me cuido, tenho 55 anos e não aparento ter nem 50 anos, tenho um espirito jovial, sou independente financeiramente e nossos filhos já são adultos jovens.
    Quero viver um novo amor, mas não consigo separar-me por pena dele.
    Já tentei mostrar pra ele as vantagens de nos separarmos, mas ele não aceita. Não suporto mais viver assim. Ajude-nos!!!!!! Socorro!!!!!
    Edleuza de Souza de Castro
    edleuzacastro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Cara Edleusa.
    Não tenho como ajudar vocês dois, por que o desejo de cada um é incompatível com o do outro. Penso que quando você se decidir a dar um fim a essa situação penosa que estão vivendo você vai se sentir melhor, principalmente ao perceber que não existe culpa em deixar de gostar de uma pessoa e por isso separar-se dela.

    É possível que ele também perceba isso depois que vocês se separarem e pare de chantagear você emocionalmente. Nada impede que ele consiga ser feliz longe de você, afinal vocês não nasceram juntos.

    Pense que a separação tem como finalidade maior a busca de uma situação de vida mais feliz e possivelmente para ambos, embora no momento ele não esteja interessado em refletir sobre isto. Pelo que você diz, o que está interessando a ele agora é continuar a controlar você.

    Faço votos para que você tenha coragem e siga seu caminho em busca de uma vida mais plena e mais feliz. E que ele, com o tempo, perceba que será mais feliz longe de uma mulher que não o ama mais.

    ResponderExcluir
  18. Caro Dr. Luiz,

    Sou a “anônima de 01 de novembro”. Meu nome é Jane, escrevi num momento muito difícil, de muita carência, no qual toda atenção que recebemos nos chega como uma “benção”, pois o que mais precisamos é ser ouvidos e compreendidos. Tomei conhecimento do seu blog “por acaso”, quando encontrei na rede comentários sobre seus livros, me encantei com suas respostas e passei a acompanhar os comentários e a ler tudo o que encontrava de sua autoria. Gostaria que soubesse que isso tem me ajudado muito mesmo nessa fase em que me sinto ainda tão perdida e tendo que construir uma vida nova. Entendo que seu objetivo maior seria promover uma troca de idéias e experiências entre as pessoas mas, devido à sua atenção e simplicidade e objetividade de suas respostas, acaba se tornando mais um ambulatório de emergência emocional, onde, com certeza, muitos são aliviados de suas dores e males. Muito obrigada mesmo. Parabéns pelo tópicos sugeridos (Timidez, espiritualidade, infidelidade e outros) dos quais pretendo participar também.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Jane!
    Agradeço muito seus comentários, bastente perpicazes e também o retorno que você deu à minha mensagem.

    Vá em frente com coragem que o mundo é seu e de quem quiser ocupar um lugar nele.

    Felicidades para você.

    ResponderExcluir
  20. Olá sempre leio seus artigos na revista corpo e adoro eles me ajudam muito.Sabe tenho um grande problema não sei se é só ansiedade que tenho,sempre antecipo as coisas que ainda vão acontecer e mudo de opinião como num passe de mágica um exemplo muito comum é eu fecho a porta e tranco e mesmo tendo certeza que esta trancada eu confiro umas 5 vezes antes de sair,tem semanas que tenho certeza de que o que quero é voltar a fazer faculdade e fico feliz com isso vou atras e procuro saber quando as aulas começam derrepente resolvo que o que quero é ficar em casa mesmo tomando conta do meu filho e que quero outro filho pra minha familia ficar completa,mais depois tudo muda e decido que é melhor eu continuar só com meu filho mesmo porque o que devo fazer é trabalhar e ser independente financeiramente,isso acontece até na minha vida amorosa com meu marido as vezes eu tenho certeza que amo ele mais tem dias que tenho certeza que não existe mais amor,já pensei em me separar mais sei que se eu fizer isso vou sopre quando mudar de ideia e decidir que eu o amo e que o que fiz foi errado,por este medo não faço grandes mudanças em minha vida por medo de me arrepender.Eu sofro com isso pois quando resolvo que quero alguma coisa agredito plenamente que o que quero é aquilo e vivo intensamente até eu mudar de ideia novamente,isso atrapalha muito a minha vida e ate o meu casamento.Tem dias que penso que posso ter algum problema mental.Gostaria de saber se isso é uma doença e como eu poderia fazer pra mudar isso em mim,desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Cara Ana Paula.
    Você está falando de dois problemas. Um é a necessidade de conferir se a porta está trancada e que mostra sua falta de confiança no que faz.

    O outro é a dificuldade de lidar com a necessidade de fazer opções. Também está relacionado com a falta de confiança, mas principalmente com o medo da cobrança que você mesma vai se fazer quando, no meio do caminho escolhido, você sentir que o outro caminho poderia ser melhor.

    Preste bem atenção: toda vez que uma pessoa escolhe um caminho e segue por ele, em algum momento vai encontrar alguma dificuldade, isto é inevitável. Portanto, sempre, sempre mesmo, haverá um momento de arrependimento. Sabendo disso, a gente se prepara para enfrentar o sentimento de arrependimento. E a gente lida com ele argumentando que dificuldades se encontram em todos os caminhos.

    Então, para tomar uma decisão, escolha o caminho que lhe parecer melhor e prepare-se para conviver com os momentos de arrependimento. Argumente consigo mesma que não existe caminho perfeito, nem escolha acertada. Decida logo, pois o pior é não decidir. Esta é a decisão mais errada por que paraliza a vida.

    Vá em frente e encare o desafio do arrependimento. Confie em sua capacidade de sobreviver a ele.

    ResponderExcluir
  22. Dr. Py,

    Tenho 45 anos, fique casada por mais ou menos 17.Separei-me a 1 ano e meio e não tive nenhum contato,interesse, envolvimento com nenhum homem.Meu casamento terminou em função de um relacionamento extra-conjugal do meu ex-marido com uma estagiária uns 16 anos mais jovem do que eu. Tentamos, ou talvez, eu tenha tentado preservar a nossa união. Mas depois de uns 5 ou 6 meses, ele foi embora dizendo que nós nunca havíamos nos amado, fomos unicamente amigos, muito bons amigos.Isso me chocou muito, me fez sofrer mais do que eu pudesse imaginar. Hoje estou bem: curto meu trabalho, estou estudando, procuro ser feliz. E sinto que ainda tenho uma família e um futuro. Meus dois filhos são muito importantes na minha vida. Eu os amo, e adoro a nossa convivência. Depois da separação me sinto muito melhor como pessoa, como mãe, como profissional. O problema: Não ativo o meu lado mulher, a minha feminilidade.O meu desejo está apagado. Acho que ninguém vai se interessar por mim, que morreram as minhas chances de amar novamente, e principalmente ser amada. Ao mesmo tempo penso que não existam pessoas interessantes e disponíveis, com a minha idade. Não olho prá ninguém ( literalmente).Não sou feia, não sou burra, não sou dependente....Ou seja, concretamente poderia ter chances. Estou pensando em fazer um curso de dança do ventre...Para despertar , me dar coragem sei lá. Minhas amigas falam que me escondo, que ainda penso como casada, que sou muito "paradinha", "tímida".Racionalmente acho que minha vida está bem, apesar de às vezes me sentir muito só.Tento investir em caminhos de trabalho, ampliar meus interesses, viver bons momentos com meus filhos e alguns poucos amigos.Mas as vezes me sinto muito cobrada.Como se eu tivesse que sair caçando ,olhando, procurando. Como se fosse um defeito estar só.Eu penso que é vivendo a minha vida da forma mais honesta comigo mesma que as minhas chances de ser feliz com alguém, de conhecer alguém podem aparecer.Será que estou errada?Estou me escondendo?Obrigado por me ler.Se tiver algo prá me falar, estou disposta a ler/ouvir. Obrigada, um abraço.BELINHA

    ResponderExcluir
  23. Cara Belinha.

    É importante que você perceba e compreenda que pode ser feliz sozinha, sem um companheiro. Mas não há nada de desonesto ou errado em querer encontrar um parceiro para viver a vida, seja um amigo com quem você possa ter intimidade inclusive sexual, seja um namorado ou até mesmo alguém com quem você desenvolva, cuidadosamente, uma relação estável que pode incluir morar junto e/ou casar.

    Entendo que você ficou traumatizada com a separação, o que é natural. A recuperação demora, mas creio que o fato de você estar me escrevendo significa que o período de luto e trauma está chegando ao fim. Então é hora de ir aos poucos alterando sua atitude e se tornando mais e mais capaz de abrir espaço para uma nova relação.

    Penso que é importante você estar aberta e disponível para esta possibilidade. Isto não quer dizer ficar correndo atrás de homem, mas permitindo que eles se aproximem e oferecendo espaço e oportunidade para que tal ocorra.

    Sugiro que você leia a postagem "para os feridos pelo amor" que pode lhe ajudar a entender e administrar melhor o que lhe aconteceu. Você pode também ler meu livro "Saber amar", publicado pela editora Rocco, que contém muita informação que lhe pode ser útil nesta nova fase de sua vida.

    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  24. Dr Luiz muito obrigado pelas suas palavras e é isso mesmo que tenho que pensar todas as vezes que sentir essa indecisão e essa falta de confiança em mim mesma.Muito obrigado pela sua atenção e eu nem sei esplicar o quanto suas palavras me fizeram bem.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. DR Luiz,,
    sou eu novamente,,,com meus problemas ..gostaria de lhe perguntar pois como ja lhe contei sobre minha separa;áo ..tentei dar um basta no nosso relacionamento- namoro- COM MEU EX MARIDO e inclusive ate fui em uma viagem em curitiba ,tentando desligar
    so que meu ele me procurou novamente dizendo estar com uma enorme confusáo mental e estava precisando da ajuda de um psicologo e que dentro de um mes me daria uma resposta final decisiva qto ao nosso relacionamento..chorou muito,disse que td na vida dele esta errado..etc que estava numa SOLIDAO ENORME ..ETC
    so que apos procurar o psicologo ,umas 3 sessoes depois veio e me disse que o amor que eu tenho por ele ..ele nao pode me retribuir..fiquei novamente derrotada...mais uma vez criei expectativas da volta dele para casa e nada..no outro dia de manha ja me ligou se podia vir tomar cafe comigo..que nao sabia o que fazer e que eu tiro palavras da boca dele,,,estou mto perdida preciso de seu conselho profissional as vezes chego a pensar em problemas psiquicos mesmo
    se puder me responder fico grata
    abra;os

    ResponderExcluir
  26. Marcia.

    Seu ex-marido pode estar confuso, mas o fato é que ele esta confundindo você.

    Entendo que o mais fácil para você seria retomar o casamento e não se preocupar mais com os problemas de separação. Mas esta tentação parece ter um preço muito alto: ter que conviver com um marido que talvez tenha problemas mentais e que certamente cria confusão em sua mente.

    Se você quer viver assim vá em frente, se acha que pode ser melhor longe dele (eu acho), afaste-se de uma vez por todas.

    Desejo a você uma boa escolha.

    ResponderExcluir
  27. Oi Dr.Luiz Alberto, meu nome é Sandrinha.Tenho 31 anos.
    Dr. estou um pouco depressiva ultimamente. Trabalhava a 8 anos em uma escola como professora, mas nunca gostei do jeito da diretora que é autoritária e retrógrada.Vinha sofrendo muito porque ela também não gosta do meu jeito moderno. Então depois desse tempo todo resolvi pedir demissão.
    Estou insegura com medo de não arrumar outro emprego.
    Depois de alguns dias que pedi demissão meu namorado terminou comigo.
    Uma avalanche de pensamentos negativos vieram. Minha auto-estima está muito baixa. Já fui ao psiquiatra e estou tomando remédio. Tenho lido inúmeros artigos sobre auto-estima, auto-confiança, mas quando tento ser otimista vem sempre uma vozinha la do fundo que diz: "mentira você não vai conseguir".
    O que posso fazer?? O Sr. acredita que ouvindo estes cds de auto-afirmação, ou que escrever várias vezes uma frase afirmativa, ou auto-hipnose podem dar certo?

    Abraços. Obrigada por sempre estar ai, nos ajudando.

    ResponderExcluir
  28. Dr. Luiz,
    Sempre leio seus artigos na revista Corpo a Corpo que são sempre interessantes e inteligentes.
    Tenho 26 anos.Faço terapia há um ano. Comecei quando sofri o romprimento de um namoro de 3 anos. Ao final, a terapia foi excelente, pois descobri que nem gostava mais da pessoa que estava ao meu lado. Em abril, comecei a namorar um rapaz mais novo que eu (1 e 1/2 mais novo). Ele é filho de uma amiga que cursou faculdade comigo.
    Na faculdade, quando eu ainda nem pensava em namorar com ele, uma outra amiga em comum comentou comigo que desconfiava que ele era gay, pois eles malhavam na mesma academia e lá era esse o comentário que faziam.
    Passaram-se 03 anos e começamos a namorar e o que a minha amiga havia me falado nunca saiu da minha cabeça, mas achei melhor esquecer e comecei a namorá-lo.
    Hoje, cada vez mais penso na possibilidade em contratar um detetive particular para segui-lo, pois ele já me deu pistas de que ele é bissexual, com recebimentos de telefonemas estranhos (recebidas de homens), amizades com gays e saídas misteriosas. Nossa vida sexual é muito intensa.Gosto muito dele e por isso quero ter uma prova concreta para mim e para ele quando no término do namoro ficar provado de que ele sai com gays, além de não estar comentendo uma injustiça.

    ResponderExcluir
  29. Caras Sandrinha e Luiza.

    Sandrinha, espero que você possa obter ajuda lendo meu livro "Saber amar". A primeira parte dele é toda somente sobre a questão da auto-estima e como recuperá-la.

    Se você tiver dificuldade de encontrá-lo nas livrarias me escreva que tenho alguns para enviar às pessoas que não conseguem encontrá-lo.

    Luiza, não entendi em que posso ajudar você. Em sua carta o assunto de seu namorado ser ou não bissexual é tratado com um tom de certeza ("...quando no término do namoro ficar provado de que ele sai com gays...") que parece estar esperando apenas pela confirmação feita pelo detetive. Em que poderia eu colaborar com você? Espero que me escreva novamente me esclarecendo.

    Aproveito para lhes desejar um Feliz 2008. Saudações.

    ResponderExcluir
  30. Oi Dr Py, td bem? Gostaria de obter esclarecimentos sobre depressao e sindrome do panico pois estou sofrendo demais com essas doenças. Faço uso de rivotril,fluoxetina e trileptal. Ha algum tempo fiquei sem plano de saude e consigo as receitas com o medico do programa da hipertensao,pois e alem de td sou hipertensa e pre-diabetica tomo atenolol e anlodipino para a pressao e metformina para a glicose. O senhor nao imagina a via-crucis q tenho passado para obter atendimento na rede publica,pois agora os polos foram divididos por regioes e mesmo com encaminhamento nao tenho conseguido atendimento. Eu acho errado estar tomando os remedios sem o acompanhamento de um psiquiatra.Outra coisa, sinto muita falta da psiquiatra q me acompanhava pois ela"brigava" comigo de um jeito q me deixava pra cima. Agora eu sinto uma tristeza muito grande, pensamentos ruins q eu acho q nao coloco em pratica devido ao uso de remedios.Tenho 45 anos e ha dois nao tenho o utero e as trompas.Conto com o apoio do meu marido, mas eu as vezes sei q extrapolo e paciencia tem limite.Nao espero do senhor uma soluçao magica mas, so de lhe escrever ja e um avanço pois tem dias q mal consigo assinar o meu nome.Obrigada pela paciencia. Em tempo outro dia te vi no Jornal da Globo. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  31. Oi Dr Py, td bem? Gostaria de obter esclarecimentos sobre depressao e sindrome do panico pois estou sofrendo demais com essas doenças. Faço uso de rivotril,fluoxetina e trileptal. Ha algum tempo fiquei sem plano de saude e consigo as receitas com o medico do programa da hipertensao,pois e alem de td sou hipertensa e pre-diabetica tomo atenolol e anlodipino para a pressao e metformina para a glicose. O senhor nao imagina a via-crucis q tenho passado para obter atendimento na rede publica,pois agora os polos foram divididos por regioes e mesmo com encaminhamento nao tenho conseguido atendimento. Eu acho errado estar tomando os remedios sem o acompanhamento de um psiquiatra.Outra coisa, sinto muita falta da psiquiatra q me acompanhava pois ela"brigava" comigo de um jeito q me deixava pra cima. Agora eu sinto uma tristeza muito grande, pensamentos ruins q eu acho q nao coloco em pratica devido ao uso de remedios.Tenho 45 anos e ha dois nao tenho o utero e as trompas.Conto com o apoio do meu marido, mas eu as vezes sei q extrapolo e paciencia tem limite.Nao espero do senhor uma soluçao magica mas, so de lhe escrever ja e um avanço pois tem dias q mal consigo assinar o meu nome.Obrigada pela paciencia. Em tempo outro dia te vi no Jornal da Globo. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  32. Oi Py, gostaria de obter esclarecimentos sobre depressao e sindrome do panico pois tenho sofrido muito com essas doenças. Tenho 45 anos, sou casada ha 25 anos e tenho um casal de filhos; um rapaz de 24 anos e uma moça de 21anos. Fui operada ha dois anos e ñ tenho utero e trompas. Nao sei se tem relaçao mas, de la pra ca estou muito abalada emocionalmente, pra te dizer a verdade, tem dias q nem eu me suporto. Tenho a felicidade de ter um otimo marido q me apoia muito,mas, paciencia tem limite. Para completar parece q meus filhos resolveram viver os conflitos da adolencencia agora, justamente num periodo q estou tao vulneravel. Ambos estudam e trabalham e ñ me dao grandes aborrecimentos. Bem a ñ ser o de um achar q eu protejo o outro e vice-versa, fazem cobranças, etc...A meu ver isso ja ñ cabe mais na idade deles pois ambos sao adultos, ñ gostam de sair com a gente ha muito tempo...
    Estou ha algum tempo sem plano de saude e sinto muito a falta da minha ex-psiquiatra pois ela dava-me segurança; 'brigava' comigo de um jeito q me colocava pra cima. O senhor deve imaginar o quao dificil e o tratamento de saude mental na rede publica. Pasme consigo internaçao se estiver em crise, mas ñ consigo tratamento ambulatorial. Tomo os seguintes medicamentos: rivotril, fluoxetina, trileptal, receitados pelo medico do programa da hipertensao, pois e, alem de td sou hipertensa e pre-diabetica: - tomo atenolol e anlodipino para pressao e metformina para a glicose. Alem de ter hipotireoidismo, mas, parei de tomar o puran por minha conta. Eu penso q deveria ser acompanhada pelo psiquiatra e psicologo pois fui avaliada por uma psicologa do SUS e ela recomendou o tratamento com ambos. POR FAVOR não estou lhe relatando estas coisas no intuito de pedir alguma coisa, nao quero bancar a coitadinha,detesto isso!!!

    ResponderExcluir
  33. Cara Sheilinha.
    Presumo que sua medicação esteja correta e que esteja lhe ajudando. Acho grave você interromper o puran por conta própria.

    Filhos dão trabalho e parece que os seus não são dos piores. Creio que você precisa se cuidar melhor e a falta de assistência do SUS não é desculpa.

    Sugiro que você faça tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar, começando por uma atividade física. Faça o que mais possa lhe dar prazer, mas faça e sempre. Caminhar depressa é um bom exercício, mas pode ser substituido por mil outras coisas. O que importa é ter atividade e extrair prazer dela.

    Presumo que parte de seus problemas de saúde se relacionem com excesso de peso. Diminua a alimentação e substitua o prazer da comida pelo prazer do exercício.

    Procure olhar sua vida pelo ângulo positivo, filhos bacanas, marido compreensivo e parceiro. Não dê espaço para pensamentos negativos e planeje algum tipo de atividade profissional. Trabalhar faz bem à cabeça.

    Boa Sorte e Feliz 2008.

    ResponderExcluir
  34. Oi, Luiz Alberto.

    Muito bom o seu blog!

    talvez vc tenha interesse em conhecer o meu recém-iniciado:

    http://olugarqueimporta.blogspot.com/


    Parabéns, e um grande abraço!


    Marcelo Novaes

    ResponderExcluir
  35. Dr. Luiz, parabéns pela participação no Programa Entre Aspas. Gostei muito da brincadeira sobre o jogador profissional, o que ganha, e o jogador compulsivo, que sempre perde. É mesmo bastante sutil descobrir os limites da compulsão tecnológica. Como usuário de tecnologia e pai, me preocupo também em condenar a priori 'a modernidade'. Já houve um tempo em que os livros foram considerados escapismo, quando jovens ficavam várias horas por dia lendo. Hoje, a leitura me parece uma 'compulsão' desejável, que constrói o pensamento. A cada tempo os conservadores de plantão encontram seus vilões, naquilo que não compreendem. Se me permite a sugestão, acho que um novo post seu sobre o assunto seria muito bacana.

    ResponderExcluir
  36. olá dr. tinha uma amiga, esta era muito legalcomigo e eu com ela. Descobri que ela inventou algo muito ruim a meurespeito, estou com meu coração doendo muito por causa disso, não pelo queela inventou mas por ela ter sido alguem que eu confiava, o que posso fazerpara aliviar isso tudo? desde já agradeço!Thulio

    ResponderExcluir
  37. olá luis alberto py,
    gosto muito dos seus textos e livros. Comecei essa relação com você, autor, a partir do livro acima do horizonte.
    Gostaria de uma visita no meu blog:
    http://refletir-viver.blogspot.com

    Seria uma grande alegria poder receber sua visita e sua opinião sobre meus textos e pensamentos.!

    ResponderExcluir
  38. Olá Dr. Luiz, gostaria de saber se um psicanalista pode ajudar uma pessoa que encontra-se em processo de emgracimento, ja que se fala tanto em "mente gorda e mente magra", desde ja muito obrigada

    ResponderExcluir
  39. Dr. Luiz, eu gostaria de pedir ajuda. Estou me sentindo mal e angustiada.
    Eu me chamo Carla, tenho 27 anos e sou formada em Turismo. Não estou
    trabalhando, nem estudando. Me casei há 1ano e 7 meses e desde então fico em casa, não trabalho fora. Meu marido não cobra que eu trabalhe, eu tenho um “salário” que ele me dá e não me pedi satisfação do que eu faço com o que
    ele me dá. Essa situação sempre foi muito cômoda para mim, porém tenho sentido necessidade de trabalhar, pode ser um engano meu, mas estou percebendo que ele também quer que eu trabalhe. Isso está me deixando chateada e confusa, pois em alguns momentos ele dá indiretas para eu trabalhar, em outros para ele é bom essa situação.
    Eu não trabalho porque não gosto, não sei explicar direito. Tenho medo, receios. Medo de encarar o novo, de errar, ter responsabilidades, de não ser
    boa o suficiente. Também gosto de ter liberdade, de poder fazer o que quiser a hora que quiser, gosto de cuidar da minha casa, de ser Amélia mesmo. Mas sei que isso não é possível, preciso agir, me animar. Mas justamente nesse
    momento que preciso de motivação para ir em frente, que mais fico
    desanimada, por pensar em todo processo que terei que enfrentar; começando por sair de casa, entregar currículos, deixar “minha rotina”, conhecer pessoas que serão boas e ruins, encarar problemas e outras coisas.
    Sinto que estou me anulando e não é isso que quero.

    ResponderExcluir
  40. Caro Dr.Alberto,
    Estou tendo um romance com o homem "que pedi a Deus" e ele só tem um defeito pros meus olhos apaixonados:Casado.E que na realidade não estou levando em consideração esse fato,com exceção da dificuldade em nos vermos que tem sido em media duas por mes e emails apaixonados ,telfones,mensagens etc.
    Eu nunca me relacionei com homens casados ele é o primeiro,e eu ate condenava essa situação. Ja fui casada,tenho filhos adultos e adolescentes e não esta nos meus planos morar com alguem.Portanto,estou feliz com a relação desse ponto de vista pois fica ate mais facil não precisar assumir um compromisso como um casamento,por exemplo.Ele e um pouco mais novo ,bem casado ao que parece, tem filhos ,uma vida equilibrada é religioso e muito dedicado à profissão . Me fez uma proposta muito clara e foi muito sincero ao coloca-la dizendo que não tem intenção de separar-se mesmo estando apaixonadissimo e que a familia é pra ele o seu porto seguro.
    Apesar de tudo isso não consegue viver sem as aventuras extra-conjugais que é a terceira ao longo do seu casamento que dura anos.Tem dramas de consciencia por isso mas não consegue deixar de trair,e pelo jeito adora adrenalina!Me pede pra ajuda-lo e pretende que essa seja a sua ultima aventura...fico pensando: se a familia é o porto seguro porque sempre a coloca em risco? Teve educação na tadicional familia mineira , rigida e religiosa,com pai bastante rígido que tambem ainda trai a mãe...apesar da idade já avançada .Sabe das aventuras do filho e até ajuda-o nos nossos encontros.Me parece um mal de familia pois os irmãos tambem são assim.Que fato o senhor considera que o leva a ser assim? Só quero entender,pois estou vivendo com ele o melhor romance da minha vida, ele diz que disparado sou a melhor coisa que aconteceu a ele nos ultimos anos,é um namor mesmo pois mesmo distante cuidada de mim como um namorado, é carinhoso,dedicado,apaixonado,e sexulamente o melhor parceiro que ja tive.Se desdobra pra me ver, pois mora em outra cidade e mesmo assim sempre dá um jeito.Eu também mantenho sigilo com relação ao meu romance por causa dis meus filhos.Não pretendo deixar de viver o que está me fazendo feliz, por causa da minha consciência(que nem pesa!)dos padrões sociais e religiosos.Apenas não quero magoar a esposa dele nem os filhos e principalmente a mim mesma .Aproveito pra parabeniza-lo,admiro seu trabalho e li recentemente "A Felicidade está aqui" adorei!,Obrigada!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  41. EMF
    Dr luis alberto, no final do ano anterior me apaixonei por umapessoa na qual me trouxe muita dor,pois acabei me envolvendo com osproblemas pessoais dele demais.Ele se casou, e nesse casamento que foirealizado a 4 anos atras durou apenas 30dias e a ex mulher dele o abandonoupra ficar com outro.Com isso ele nao se envolveu com mais ninguem ele semprese afasta de todo mundo. Namoramos 1mes e ele desapareceu de mim apenasdeixou uma msg no meu celular dizendo que nao tinha condiçoes de se envolvercom ninguem, so que eu tentei falar com ele e ele nunca atendeu nenhumaligaçao minha.O grande problema para mim e que eu ainda sinto algo por ele,e ele nao consegue me ver pq fica todo sem graça sem jeito uma reaçaoestranha mesmo da parte dele. Ja pensei de tudo um pouco ate mesmo que ele égay e nao assumiu isso. O que o Senhor acha??? Hoje ja se passou 5 meses quenao estamos mais juntos o Sr. acredita que devo procura-lo novamente o queeu devo fazer? O que ele tem!realmente ????

    ResponderExcluir
  42. Conheci uma pessoa e tivemos uma história maravilhosa com duração de dois meses.

    Sou solteira, ele casado. Só que ele sempre me falou a verdade. Conhecemos-nos na empresa que trabalhamos. Ele veio de Anápolis-GO.

    O nosso relacionamento, durante esse tempo, foi maravilhoso. Conversamos muito e, por incrível que pareça, gostamos das mesmas coisas, lemos os mesmos livros, temos as mesmas disposições interiores, enfim, combinamos em tudo. O pouco que ele me falava sobre seu casamento, notei várias insatisfações.

    Várias vezes, quando estávamos juntos, me fez inúmeras declarações de amor. Disse que com 44 anos de vida nunca tinha vivido uma história igual. E o pior, é que ele é honesto comigo. Hoje, a família dele veio morar na minha cidade, nós rompemos, mas, sempre estamos juntos, conversando, nos beijando. Ele diz que não tem o direito de me querer, não pode me querer, pois sou muito preciosa, mas, sente minha falta, sente saudade da minha companhia, só que não pode ficar comigo e não quer me fazer sofrer. Obs.: Essa história não é mais uma daquelas que nos faz perder o sono, a fome. Pelo contrário, sou tranqüila, serena e, mesmo com essa situação, me sinto muito bem ao seu lado, e ele ao meu.

    O que eu faço com essa situação?

    ResponderExcluir
  43. OLÁ! TENHO LIDO SEU BLOG E GOSTO MUITO, VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS!
    ENTÃO, CONHECI UMA PESSOA EM DEZEMBRO DE 2007 E ESSA PESSOA FEZ DE UM TUDO PARA ME CONQUISTAR POR QUE A PRÍNCIPIO EU NÃO TINHA NENHUM INTERESSE NELA; E ALGUNS AMIGOS ME AVISARAM QUE NÃO ERA UMA PESSOA MUITO SÉRIA...MAS ELE SÓ TINHA COMIGO ATITUDES LEGAIS, TIPO FLORES, TORPEDOS, E-MAILS, POESIAS, E VÁRIAS LIGAÇÕES DIÁRIAS. ENFIM, RESOLVI PAGAR PRA VER... NAMORAMOS 3 MESES VIAJAMOS PRA FORA FICAMOS BEM COLADOS AÍ UM BELO DIA TIVE UMA CRISE DE CIÚMES COM UMA AMIGA DELE... DEPOIS CONVERSAMOS ELE NÃO GOSTOU NEM UM POUCO E NA MESMA SEMANA ÍAMOS NOS ENCONTRAR PORÉM ELE FALOU QUE ESTAVA CANSADO...SENTI UM CERTO ESFRIAMENTO, BOM NÓS VIMOS NO FINAL DE SEMANA FOI LEGAL FICAMOS JUNTOS O TEMPO TODO ELE ESTAVA COM O FILHO QUE GOSTA MUITO DE MIM; O FILHO DELE TEM 10 ANOS, DO NADA RESOLVI DAR UMA CHECADA NO TELEFONE DELE E VI ALGUMAS LIGAÇÕES DELE PARA MULHER E ALGUMAS DEMORADAS... QUANDO ELE VOLTOU PARA SALA FALEI PARA ELE QUE HAVIA MECHIDO E ELE FICOU FURIOSO E TERMINOU NAQUELE MOMENTO MESMO DIZENDO QUE SUA EX MULHER ERA MUITO CIÚMENTA E ELE NÃO GOSTAVA DE TAL SENTIMENTO. ME DESCULPEI FALEI QUE FUI INFANTIL, QUE FUI IMATURA... QUE IRIA CRESCER, ELE FICOU DE PENSAR E VIAJOU COM OS AMIGOS QUANDO VOLTOU JÁ VOLTOU NAMORANDO EU NÃO PUDE ACREDITAR, FIQUEI PASSADA COM A SITUAÇÃO... EU LIGUEI PARA ELE E FALEI E AQUELE AMOR QUE VC DIZIA SENTIR? FALEI QUE ELE ERA MUITO RÁPIDO E QUE OS SENTIMENTOS DOS OUTROS NÃO SE TRATAVAM ASSIM.ME SENTI MUITO MAL, POIS ELE JÁ COMEÇOU A SAIR NA NOSSA TURMA COM ELA E É ISSO... BOM EU APRENDI! MAS SINCERAMENTE NÃO PODERIA SONHAR QUE ELE FOSSE FAZER ISSO COMIGO... TER UMA ATITUDE DESSAS COMIGO!!! ESTOU PASSADA COM A SITUAÇÃO MAS JÁ ESTOU TRABALHANDO A MINHA CABEÇA PARA ESQUECÊ-LO.
    DR. PY GOSTARIA DE UM COMENTÁRIO SEU. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  44. Escreví um relato que foi apagado enquanto consultava a conta do google ou do blogg,creio que pelo e-mail e a identificação posso obter resposta uma vez que foi um relato longo e confidencial.

    ResponderExcluir
  45. dr.luiz tive uma infançia ruin e minha adolecençia pior ainda tenho 17 anos de casada mae de 4 filhos 41 anos tive depressao apos parto na minha untima gravides tenho a quarta filha mas e adotiva faz 5anos que estou em tratamento e tomo rivotril e muito difiçil pra mim pois desde entao minha vida conjugal e muito triste meu marido nao me compreende sou largada de lado nao me respeita nao me da um carinho e assim vou levando. tudo que tenho de bom sao os meus filhos nao sei mais o que fazer dou muita importançia a familia pois acompanhei a tristeza de minha mae quando se separou temo em passar tudo que ela passou por isso continuo com o meu marido claro que eu ainda o amo mas me doi muito o seu desprezo quando eu mas precisei dele estou levando e pedindo adeus que me de forças e creio que minha vida vai mudar obrigada por me ler /ouvir espero que consiga a me compreender e me responda.

    ResponderExcluir
  46. Olá Dr. Luiz, eu tenho alguns conflitos...pelo que tenho visto nas postagens acho que pode me ajudar...pois gosto de várias opiniões...Sou formada há 2 anos e meio, tenho 26 anos, namoro há 3 anos e faço terapia há 9 anos e meio...Atualmente estou quase realizada profissionalmente (pois ainda falta um curso de Pós, que não tive dinheiro prá fazer por enquanto), amo minha profissão! Mas o que me incomoda no momento é sentimentalmente...Pq quando fazia 6 meses que namorava eu perdoei uma traição, mas não consigo engolir, se é que me entende.Desde então nunca mais fiquei sossegada, gosto muito do meu namorado e não sei como agir para passar uma borracha nisso...Ainda mais agora que ele está fazendo a segunda faculdade...E ao mesmo tempo sinto falta de sair com minhas amigas e meus amigos, uma coisa saudável...o que é difícil...pois brigamos muito por ele ser uma pessoa muito ciumenta.
    Achei muito estranho um tempo atrás quando demos um tempo na relação que ele me disse que estava se sentindo preso e a última coisa que faço é prendê-lo, mas eu estava disposta a nem voltar mais...consegui ser bastante forte e resisti, de ligar ou voltar atrás...mas passou 1 semana ele me ligou dizendo que estava com sdds...aí resolvemos conversar e nos acertamos...foi ótimo, pois paramos de brigar e estamos vivendo bem desde então. Mas eu não estou tão bem assim, pq fico apreensiva, pensando que a qq momento pode acontecer tudo de novo!! Isso faz muito mal prá mim. E quando fico assim, começo a ficar romantica demais e ele pisa muito. Agora quando não dou muita atenção e fico até meio distante ele me trata super bem...Fico direto com essa dúvida na cabeça! O que será que ele pretende comigo!? Será que realmente me ama?? Não dá prá entender o que se passa pela cabeça dele viu!?
    Essa dureza dele pode até ser por ele já ter sofrido com traição em uma relação passada.
    E meu medo, pq meus pais se separaram qdo eu tinha 5 anos e ele se casou com uma amiga de minha mãe, até hoje é casado...
    Espero poder me ajudar um pouquinho...
    Agradeço antecipadamente
    Abraços
    Prefiro não me identificar.

    ResponderExcluir
  47. Olá boa noite Dr Luiz
    Meu nome é vanessa, tenho 28 anos desde o ano passado tenho ficado com medo de tudo, uma coisa na garganta que parece me sufocar, uma ansiedade terrível,sentia dor no peito, colocava várias doenças na minha cabeça, uma sensação de angustia chorava sem motivo,procurei o médico cardiologista e me falou que era ansiedade fiz eletrocardiograma, deu normal me passou um calmante e me senti muito bem, só que voltou tudo de novo, pois não consigo deixar de colocar as coisas ruins na minha cabeça, procurei o clínico que me falou a mesma coisa, minha pressão estava alta, pois ainda continuo tomando remédio, me receitou remédio para dormir, pois não estava conseguindo dormir, não melhorei me receitou fluxene as vezes tem hora que vou enlouquecer, o médico me disse que teria que fazer terapia, ou me encaminhar ao psiquiatra. Gostaria de uma resposta sua.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  48. Cara Vanessa.
    Atualmente os sintomas que você descreve são chamados pelos psiquiatras de "síndrome do pânico". Um ataque agudo de ansiedade sem causa aparente.

    Melhor do que ficar tomando remedios psiquiátricos receitados por um clínico é procurar um psiquiatra que, certamente, tem mais experiência em utilizar apropriadamente os remédios adequados. Sempre que precisar de um médico dê preferência ao especialista.

    Penso que um psicoterapeuta pode lhe ajudar a administrar sua ansiedade. Somando a ajuda do psiquiatra e do psicoterapeuta provavelmente você vai conseguir superar esta dificuldade.

    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  49. Dr. Py, como a maioria das pessoas que o escrevem tem probemas, não fujo a regra porém, este é o meu primeiro contato com o senhor mas, não exatamente para uma questão minha. O negócio é o seguinte: Tenho um irmão que sofria de depressão (leve), e era solteiro. Acontece que há sete anos atrás, uniu-se com uma senhora que é médica e que sofria e sofre de depressão também, além de outras doenças como bulimia e etc...
    O motivo do meu contato é que moro em outro estado, longe do meu irmão e recentemente ele veio me visitar com sua mulher e conosco passou alguns dias. O fato é que, pude notar uma total manipulação dos medicamentos por sua esposa, que não é psiquatra, mas que dá todos os remédios por ele tomados em sua boca. Notei também, uma nítida piora no estado geral do meu irmão que inclusive, com concordancia dela se aposentou aos 44 anos de idade. Como falei anteriormente, esta senhora tem inúmeros problemas psicológicos e não tem relações de amizades com ninguém e não permite que seu marido as tenha. A MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE: EXISTE ALGUMA DOENÇA EM QUE A PESSOA TENTE TRANSFERIR A SUA "LOUCURA" PARA OUTRA? Explico: Tenho a séria desconfiança que esta senhora se esconde atrás de um "fraco" para justificar seus inúmeros problemas e o isola do convívio dos demais que outrora foi tão intenso.Pois a sua postura perante a família e outros é que ela é triste e deprimida por cuidar de um deprimido também. Não seria mais lógico se libertar do deprimido já que não existe nenhuma dependencia financeira de ambos?
    Desde já;
    muito obrigada.

    Maria Bezerra

    ResponderExcluir
  50. Sr. Luiz!

    Estou enviando de novo este e-mail, pois eu não sei se este é o novo endereço, na dúvida, vou enviar de novo.
    Estou numa empresa que irá fechar e não trabalho mais na minha função, que é desenhista, apenas estou fazendo pequenos serviços administrativos. No momento não quero mais trabalhar nesta área, mas não sei em que área procurar, sendo que alguns testes vocacionais, também não me agradaram. Sei que algo dentro de mim, quer que eu ache algo que me deixe feliz. E é esta questão que não consigo descobrir, pois sinto que não é algo externo e sim interno. Já pensei em ir até numa vidente ou espírita, para uma resposta, em que caminho devo trilhar. Gostaria se possível, uma dica ou uma luz, para encontrar este caminho, mesmo sabendo, que na parte financeira, possa não ser muito bom. Desculpe se não soube me expressar.

    Grato
    Magno

    PS. Autorizo a publicação deste e-mail.

    ResponderExcluir
  51. Dr. Alberto Py e Equipe.
    Com data de 21.11.2007 (Edleuza)acima está postado um pedido de socorro com meu nome completo e que eu sei devo ter autorizado a publicação, embora talvez, sem ter percebido.
    Solicito, por favor que me ponha como anônimo ou retire, porque tenho tido alguns problemas pq pessas têm acessado e visto o meu nome e eu não gostaria que este pedido de agora fosse publicado e peço por favor q seja retirado .
    Peço desculpas e agradeço.

    ResponderExcluir
  52. oi amigo, tenho 32 anos , 2 filhos e estou desempregado no momento. não me realizei profissionalmente e estou dentro de um casamento fracassado. a poucos dias, descobri que meu marido esta tendo um caso extraconjugal, resolvi perdoa-lo e continuar com ele. mas estou com minha auto estima la embaixo, e com depressão. o que posso fazer para melhorar e conseguir dar a volta por cima? o problema maior para mim não é a traição em si, mas com quem ele traiu. enfim, não estou conseguindo superar isso...e a cada segundo que penso nisso, acabo descontando na comida minhas magoas e frustrações. por favor, me ajude. grata L.s

    ResponderExcluir
  53. Oi, Doutor. Tentei através do site, mas está dando erro. Pois bem: Em março desse ano eu e um amigo que conheço há 12 anos iniciamos um romance maravilhoso. Ele, recém-separado há um mês, eu, há 3 meses. Ocorre que nunca achei que ele pudesse ter algo comigo, pois cresci ouvindo em casa de que coisas boas não existiam, e homem é tudo igual, não presta. E assim fui colecionando patifes pela vida e desmanchava, ou eles desmanchavam. Esse meu amigo, sempre por perto, solícito a ouvir minhas decepções mas nunca se insinuava. Ele tbm tinha seus relacionamentos que ora acabavam. Porém, quando eu o descobri esse ano como o homem que é, com alma e corpo encaixando perfeitamente em mim, as afinidades de pensamentos já conhecia, eu me apaixonei e pensei que finalmente chegara a minha hora de ser feliz. Nós estamos com 47 anos.Mas...enquanto vivíamos o que tínhamos que ser vivido a pessoa que estava separada dele o procurou e eles resolveram voltar.Ele tinha me falado que ainda gostava dela, mas sofreu por me deixar porque se percebeu gostando muito de mim tbm,mas não ficaria com 2.Ela mora fora do Rio, optou fazer a vida fora daqui, e ele ama o trabalho dele, que é aqui. Eu, moro na rua dele.Mas respeito seu espaço e não fico batendo na porta sem ser convidada.Sofro por encontrá-lo e a cada abraço eu querer mais e ele não me dar, mas se fico isolada dele,a saudade me corrói.Ele sabe o quanto o amo. Ambos querem preservar a amizade, mas sabem que não será como antes. O que o sr. acha? Obrigada.

    ResponderExcluir
  54. rita de cassia de souza batista14 de setembro de 2010 às 17:34

    eu quero muito ajuda casei com quinze anos mas nao consigo sentir amor prazer por meo exposo mas ele nao aceita a separaçao e estou loucamente apaixonada por uma pessoa que me mostrou que avd tem sentido so que sou pobre esta pessoa e de sociedade mas quem me procurou foi ele saimos quatro vezes me senti amulher mas amada do mundo e realizada derrepente surge uma pessoa que e amiga da filha dele que esta se separando como ele quer uma companheira ela chegou e ele diz que os sentimentos dele por mim nao mudarao mas esta esperando adecizao dela que esta querendo vir morar com ele tem 72 anos mas estou morrendo aus poucos pois estou amando demas ele e espirita e da palestria entao segue adotrina e me diz que ele pedio uma parceira eu o fiz ele ser um homem feliz agora apareceo esta que fazia tempo que estava pra tomar uma decisao da separaçao e agora esta vindo fc na casa dele e depois vai embora ele me procura sinto medo ate de morrer minha vd esta ficando sem sentido me ajuda por favor se devo continuar a lutando pois ele nao mandou eu esquecer esta moça esta entereçada nos bens eu estou entereçada no amor ja nao aguento mas quero ele paramim

    ResponderExcluir
  55. testimony ,,, se você quer o seu ex-namorado de volta em contato dr james porque ele é o único que me faz a mulher mais feliz do mundo, ele trazer de volta o meu homem apenas dentro de 48 horas, então se você precisar de ajuda também contatá-lo em seu email, drjamesd3 @ gmail.com ou via whatsapp +27737872215 porque ele é especializado em resolver qualquer problema em sua vida que você acha que é muito difícil para você, então entre em contato com ele imediatamente e seja livre.

    ResponderExcluir