segunda-feira, 20 de agosto de 2007

DEBATE SOBRE ESPIRITUALIDADE

ABRI ESTE ESPAÇO PARA CONVERSARMOS SOBRE AS QUESTÕES ESPIRITUAIS E DE FÉ

Para começar lembro esta frase: "há mais fé na dúvida do que na certeza".

14 comentários:

  1. Dr. Luiz Alberto, que bom que voce abriu este espaço. Tem muito tempo que estou vivendo um dilema. Nasci e creci em uma envalegica, na fiquei até aos 17 anos , é uma religião muito rigida, e não permite sexo antes do casamento. Quase toda religião não permite, mas la se acontecer, temos de deixar a igreja ou ficar apenas como visitante. Não me fez falta deixar a igreja, pq eu estava envolvida com outras coisas, em conhecer o que para mim era novidades. Tudo sempre dentro do que é certo, mas para mim eram coisas que eu não conhecia.Uma vida normal, passear, usar roupas normais, bijouterias, pintura...estas coisas simples, mas que lá é proibido.Bem os anos foram passando. E hoje encontro com 32 anos. Tem + ou - uns 5 anos que venho a procura de uma religião, mas não encontro, neste periodo , que passei afastada da igreja, nunca deixer de amar a Deus, só que hoje sinto nescessidade de ir a uma igreja, ter um grupo que fala com Deus, Mas todo lugar que procuro, parece faltar algo. E na que eu cresci, também não quero. Todas eu fico comparando, achando erro aqui e ali...e sinto alguma coisa dentro de mim, um vazio, que só vou preencher quando achar um lugar que me sinto bem para agradar e servir a Deus.
    Marta

    ResponderExcluir
  2. meu currículo espiritual é longo, por isso gostei muito dessa coluna. parabéns luiz alberto. peço permissão para sugerir conhecer a igreja messiânica mundial e os johrei center espalhados pela cidade, que tem em vários bairros e principalmente a filosofia de meishu-sama.
    também aconselho o templo zen do jardim botânico. abraço

    ResponderExcluir
  3. Dr.Luiz Alberto,

    Eu estou sempre procurando conhecer todas as filosofias de vida baseadas na religiosidade.
    Por muito tempo estudei sobre o espiritismo de Kardec, também estudo o Budismo (Nitiren Daishonin), embora o Budismo não seja uma religião cristã, cheguei a conclusão que o Buda (600 AC) e Jesus Cristo beberam na mesma fonte, pois os conceitos e a filosofia são as mesmas, o amor ao próximo, o respeito à natureza, a tolerância, a liberdade, o respeito a família, enfim tudo muito semelhante.
    O que realmente difere é que no Budismo, qualquer pessoa pode atingir um estado de iluminação, ou seja, um estado de Buda, enquanto que no Cristianismo você nunca atingirá a iluminação de Cristo. Não que eu acredite que isso não seja possivel, mas é um condicionamento, as pessoas justificam que são humanas, que tem direito de errar, comodo isso, não é?
    Quis fazer essa introdução para esclarecer o meu ponto de vista, pois para mim não importa a religião, não importa no que a pessoa acredita, o que importa realmente é que suas atitudes devam ser coerentes com as suas palavras, com a sua crença.
    È comum observarmos pessoas que pregam o amor ao próximo diante dos seus “próximos”, mas ao dobrar uma esquina se depara com um estranho pedindo ajuda e imediatamente muda de calçada e nem se quer oferece um sorriso para aquela pessoa necessitada.
    Minha mãe sempre foi católica, foi filha de Maria, e ela sempre me questionou por não ter batizado minhas filhas, decisão que tomei por achar que elas deveriam escolher as suas religiões quando tivessem entendimento para isso, eu tentava faze-la entender, dizia que Cristo foi batizado aos 33 anos, que as meninas tinham tempo pra isso, e minha mãe dizia:
    - Filha você não pode comparar suas filhas com Cristo, ele era o filho de Deus...
    eu normalmente encerrava a discussão por ai, mas sentia vontade de dizer que segundo o que ela me ensinou desde pequena é que eu também era filha de Deus, assim como minhas filhas também eram, mas não queria aborrece-la com meu argumentos.
    Apesar da incoerência do argumento de minha mãe, ela sempre foi coerente com as suas atitudes, tinha uma bondade infinita, praticava o amor ao próximo, exatamente como Cristo pregava, era incapaz de ofender alguém, ajudava todas as pessoas que necessitassem, isso sim foi o melhor exemplo de religiosidade e espiritualidade que ela podia ter me dado.
    O que importa não é a religião, mas sim como agem as pessoas religiosas, ou como elas colocam em pratica seus conhecimentos religiosos.
    O meu escritório fica em frente a uma Maternidade, cada vez que ouço o chorinho de um bebe que acabou de nascer, eu sei que a lei da natureza está sendo cumprida, assim como quando ouço os pássaros cantando, o vento balançando as folhas das árvores, enfim, não preciso de Igreja, de Templos, a natureza é o maior representante de Deus, basta contempla-la e saberá que está em contato direto com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Marta.
    Quero lhe dizer duas coisas. A primeira é: procure a companhia de pessoas em quem você sinta confiança por ter avaliado o comportamento e o modo de pensar delas. São pessoas assim que podem ser seus companheiros de religião.

    A segunda é: uma procura exige tempo e paciência para que a gente possa encontrar uma boa resposta. Desejo-lhe Boa Sorte em sua busca e tenho certeza que ao final você estará em paz consigo mesma. Escreva aqui para nós sempre que quiser ou precisar. Farei o possível para ajudá-la quando necessário.

    ResponderExcluir
  5. Célia.
    Tenho certeza de que todos os caminhos honestos e sérios levam a Deus. Acredito que ele está dentro de nós.

    Em breve publicarei alguns parágrafos sobre minhas crenças pessoais. enquanto isso, espero a contribuição de todos os que se animarem a usar este espaço para se comunicar.

    ResponderExcluir
  6. Olá Luis, assim como todos passei anos da minha vida em busca de uma religião ou igreja que me agradasse, me econtrei na comunidade da graça a 9 anos e pude perceber que os erros que aconteciam eram meus e nao da igreja, pois nós somos a verdadeira igreja, hj sou feliz, pude ter o prazer de juntar religião e psicologia e me sinto bem comigo mesma.

    ResponderExcluir
  7. Cara Adriana.
    Parabéns. É muito bom quando encontramos um grupo religioso que nos atende plenamente em nossas necessidades espirituais.
    Você é psicóloga?
    Saudações.

    ResponderExcluir
  8. Dr Luiz,
    moro numa cidade pequena, e aqui tem uma mulher que le cartas a muito tempo. A mãe dela lia, agora ela. o baralho é antigo, se não me engano é egipcio.Quando ela lê as cartas para mim, sempre da certo. Ela vive disso, cobra barato. Ela nasceu e criou aqui, é simples, uma pessoa humilde.
    Gosto bastante de ler as cartas com ela, mas tenho dúvidas, pq muitos dizem que estas pessoas são charlatans, malandros etc etc...
    o que voce me diz?
    Até ...
    Leila

    ResponderExcluir
  9. Cara Leila.

    Não tenho dúvida de que existem pessoas que têm algum tipo de dom ou alguma paranormalidade e que são capazes de fazer coisas que a maioria de nós não consegue.

    Na Duke University nos EUA, há muitos anos pesquisadores vêm estudando estes fenômenos com resultados bastante interessantes. Em outros lugares também pesquisas com bons resultados têm sido feitas.

    Uma das observações mais freqüentes é o fato de que estes dons possuem uma tendência a se reproduzir hereditariamente, como você atesta.

    Se a pessoa que você consulta apresenta bons resultados, isto é suficiente para lhe permitir esperar que continue assim. Existe um provérbio chinês que diz: Cavalo ganha uma vez: sorte. Cavalo ganha duas vezes: coincidência. Cavalo ganha três vezes: aposte no cavalo.

    Por outro lado, a questão que me intriga é o que pode alguém querer saber sobre o futuro? E de que adiante tal conhecimento?

    Será que você pode falar sobre isto?

    ResponderExcluir
  10. Dr. Luiz,
    que bom que vc já me respondeu...
    Como vc me questionou , quando vou ler as cartas, meu interesse maior é no meu presente, como esta meu relacionamento amoroso, no serviço, na família. Gosto das dicas que recebo . Das mudanças que devo fazer, para ter uma vida mais tranquila...
    Ela não é paranormal, ela diz assim que tem mesmo só do dom de ler as cartas, e que através do nosso toque, quando escolhemos as cartas, é que fala sobre nós.
    Voce não acha bem certo uma pessoa ter esta curiosidade?
    Gostaria muito de sua opinião, porque sempre estou indo lá, se meu namoro não vai bem, lá está na cartomante e assim é.
    Mas to em dúvida, se isto é legal para mim, sabe?
    Abraços
    Leila

    ResponderExcluir
  11. Penso que existe uma diferença entre o futuro que ela percebe e os conselhos que ela dá a você. A percepção do futuro seria o dom dela, os conselhos seriam o fruto da sabedoria dela.

    Não vejo mal em você consultá-la, mas recomendo que você não leve excessivamente a serio a conversa. Que seja para você uma referência para pensar por si mesma sua vida.

    ResponderExcluir
  12. oi me chamo juliana tenho apenas 17 anos
    DR. eu ultimamente tenho tido algumas alterancias em minha vida por causa de certos ecidentes
    bom todos aqui em meu redor achão isto umapalhaçada mais somente eu que vejo sei o que é realmente uma palhaçada.
    bom eu acreio que eu posso ver algo sobre natural tipo tenho uma vição posso ver pessoas que jámais vi e que tam bém me assustão muito antigamente eu nem consequia durmi pq tinha medo coias da minha casa se mexião sozinhas possoouvir voz de pessoas que jámais ouvi
    uma vez eu estava falando com uma pessoa que tinha a voz da minha mãe mais e num via a pessoa ai depois eu fuilaperto da minha mãe e falei assim: mãe fala dino pq eu estava muitolonge e não consequi te entender!!!
    a minha mãe disse: juliana vc só pode esta ficandoma luca né! eu teouvi falando mais não ouvi com quem vc falava i eu não estava falando nada com vc juliana!!
    bom ai eu percebi que eu estava falando com outra pessoa e ñ a minha mãe comesei a chorar de tristesa
    eu tenho uma coisa bemparecida com a da tua neta theodora quepor sinal e uma menina que tantogosto e sinto saudades dela aki no condominio
    se poder me dar uma nosão do que e isto eu te agradeso um forte abraço para v6♥

    ResponderExcluir
  13. Olá Drº Luiz, Me chamo Aparecida Hitomi, e até fiz uma referência do blog do senhro no meu.
    Tenho 18 anos e teem acontecido diversas coisas na minha vida durante meus ultimos 1 ano.
    Minha mãe veio a falecer no mês de maio de 2007, eu tinha um padrasto que se separou dela logo o falecimento, ele mora hoje no japão e se casou com outra e tem um filho.
    Nunca havia conhecido meu pai biológico, conheci há uns 9 meses estamos nos dando bem.
    Namoro há 3 anos e hoje moro na herança que ela deixou, a casa.
    Isso é só um resumo brevíssimo sobre meu passado.
    Ultimamente tenhos pesadelos horrorosos! Assombradores! Com direito a exorcismo da minha falecida mãe há uma mulher que se mata todas as noites.
    Muitas premonições, cerca de 3 sonhos que tive acontecerem logo no dia seguinte:como doença no meu pai, conflito entre amigas, e até casos de televisão como a doação de orgãos da menina Eloá que foi assasinada no Santo André.
    Acordo muito assustada, quase todas as noites. Somente essa noite que não sonhei( deve ter sido porque rezei? Não sei, não tenho religião)
    Já desmaiei 3 vezes em 3 meses. Fui encaminhada 2 vezes para a Psiquiatria. Ainda não marquei a consulta.Hoje não estudo nem trabalho, porque tenho receio de falar com as pessoas, tenho ódio,medo, desconfiança. Não é preguiça... é receio...
    Quanto aos estudos pretendo fazer um supletivo ano que vem.
    Gostaria de saber, Drº, porque tenho muitas premonições?

    ResponderExcluir
  14. proucura a DEUS ele esta a sua espera fale com ele nao em reza e sim em oraçao,seja humilde e fale tudo q vc sente do fundo do seu coraçao ,so ele pode te ajudar.tenha fe em DEUS ele é o maior nosso senhor para ele nada é impossivel.fica com DEUS.fuii...

    ResponderExcluir