terça-feira, 21 de agosto de 2007

RELAÇÃO MÃE FILHA

Recebi o seguinte e-mail, com autorização para publicá-lo e respondê-lo aqui no blog.

VENHO LHE PEDIR UM CONSELHO OU UMA AJUDA SEJA LÁ O QUE PUDER ME AJUDAR .
EU TENHO UMA MAE QUE FAZ DE TUDO PARA MINHAS COISAS NA VIDA NÃO DAR CERTO ! POR INCRIVEL QUE PARECE É DURO DIZER, MAIS É A MAIS PURA REALIDADE DR: HÁ MUITOS E MUITOS E MUITOS TEMPO EU VENHO SOFRIDO COM ISTO !!! EU NAO SEI MAIS DA ONDE EU TIRO FORÇAS PARA AGUENTAR ESTA SITUAÇÃO...E AS COISAS PARA MIM FICARAM MUITO MAIS DIFICIL QUANDO MEU PAI VEIO A FALECER AGORA EM JANEIRO! EU JÁ TINHA UMA IDEIA QUE ISTO IA ACONTECER MAIS NAO PENSEI QUE FOSSE FICAR PIOR DO JÁ ERA ...
EU NAO SEI DR: EU ACHO QUE ELA SEMPRE TEVE CIUMES DA MINHA RELAÇÃO COM MEU PAI QUE SEMPRE ESTAVA PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS DA MINHA VIDA SEMPRE ME DEFENDIA DAS BOBEIRAS E FANIQUITOS DELA !!! EU NAO POSSO RECLAMAR TIVE UM PAI MARAVILHOSO E MEU DEU TUDO QUE ELE PODE FAZER POR MIM...ELE FEZ TODOS OS SACRIFICIOS ALIAS TUDO MESMO .
EU FIQUEI GRÁVIDA AOS 26 ANOS E ENCAREI TUDO SOZINHO E ELE ME DEU O MAIOR APOIO E A FRASE DE MINHA MAE FOI QUE EU TINHA DESONRADO A FAMILIA E DAI POR DIANTE ...
SABE DR:EU ACHO QUE ELA TEM ALGUM TRAUMA PQ ELA É FILHA ADOTIVA E FOI LARGARDA NA PORTA DA CASA DOS MEUS AVOS MATERNOS, ELA CONTA QUE MEU AVO FAZIA TUDO POR ELA E QUE MINHA AVO ERA MAIS DURONA ... SERÁ QUE ELA NAO REPETIU O QUE MINHA AVO FEZ COM ELA ..
EU NAO SEI EU JÁ PAREI PARA PENSAR INUMERAS VEZES E NAO CONSIGO CHEGAR UMA CONCLUSÃO POR ELA ME FALA TANTAS COISAS HORRÍVEIS , QUE EU NUNCA VOU SER FELIZ, QUE EU SOU UMA INUTIL , QUE FORA AS PRAGAS QUE ME ROCA SEMPRE QUE NAO VOU TER NUM HOMEM NA MINHA VIDA ... QUE NEM SE EU FOSSE BONITA ....SABE EU NAO ME ACHO FEIA .
O QUE ACONTECE É ASSIM EU CONHEÇO A PESSOA A GENTE SE DÁ SUPER BEM AI AOS POUCOS PARECE QUE TEM VAI DANDO PARA TRAS QUANDO EU VEJO JÁ ERA ...
NA MINHA ADOLESCENCIA NINGUEM PRESTAVA PARA ANDAR COMIGO TODAS TINHAM DEFEITO E ME ARREPENDO DE UM CARINHA QUE EU CONHECI QUE ATE ME PEDIU CASAMENTO EU TINHA 20 ANOS NA ÉPOCA E ELA AFASTOU O CARA DE MIM INVENTOU MIL E UMAS E ACABOU CONSEGUINDO .
EU VENHO JUNTANDO TODAS AS COISAS E TO NO MEU LIMITE MINHAS FORÇAS DE AGUENTA MINHA MAE JA TA RUIM , HA TENHO DOIS IRMÃOS E ELA TB FALA MAU DELES QUANDO NAO ESTA PERTO DELES ELES LIGAM PARA FALAR COM ELA E ELA MANDA EU DIZER QUE ESTA DORMINDO OU OCUPADA .
E ELES NEM FAZEM IDEIA DISTO ACHANDO ELA UMA MAE MARAVILHOSA E OUTRA COISA NA FRENTE DOS OUTROS ELA FICAR ME AJULANDO DIZENDO QUE FAZ ISTO E AQUILO POR MIM QUE ME AJUDA MUITO E AS PESSOAS ACHAM QUE EU QUE SOU A PESSIMA FILHA E ELA A MAE MARAVILHOSA .
ENTÃO EU QUERIA QUE O DR : ANALISA-SE MEU CASO E VEJA O QUE EU POSSO FAZER PQ ELA É MINHA VIZINHA E MEUS IRMÃOS ME PEDEM SEMPRE PARA TOMAR CONTA DELA JÁ QUE O NOSSO PAI FALECEU ... ENTAO EU NAO QUERO BRIGAR COM MEUS IRMAOS POR CAUSA DISTO ENTÃO EU RESOLVI PROCURAR ALGUM PARA ME DAR UMA LUZ COMO EU NAO TENHO CONDIÇOES FINANCEIRAS PARA PAGAR .
EU GOSTARIA QUE O DR: ME DIZESSE O QUE EU TENHO QUE FAZER PARA MELHORA MINHA VIDA .
DESDE JÁ MUITO OBRIGADA PELA SUA DELICADEZA E COMPREENSÃO DE ANALISAR MEU CASO DR; MUITO OBRIGADA E BOA NOITE UM ABRAÇO

RESPOSTA:
A meu ver você não tem como melhorar sua relação com sua mãe. O melhor a fazer é manter distãncia dela e agüentar todas as opiniões negativas que as pessoas vão emitir sobre o fato de você, como filha, não estar se comportando como os outros acham que deveria.

As pessoas cuja opinião podem ser importante para você, como seus irmãos, são as únicas a quem você deve dar alguma satisfação. Penso que você deve procurá-los e ter uma conversa franca com eles, expondo claramente como é o comportamento da mãe de vocês. Eles merecem ter esta informação. É possível que vocês consigam se aliar para juntos enfrentar - e até, eventualmente - ajudar sua mãe. Talvez uma só conversa não seja suficiente para você fazê-los entender o que se passa. Insista, procure caminhos e construa uma relação sólida com seus irmãos. Vocês poderão sempre se ajudar muito uns aos outros.

Ficarei muito contente se você nos contar como recebeu esta minha mensagem e a evolução de sua relação com sua mãe e com seus irmãos. Seu relato poderá ajudar outras pessoas.

8 comentários:

  1. bem dr: o que o sr falou até seria fácil de dizer ou de conversar sim com meus irmãos mais acontece que eu tenho uma carga muito pesada para aguentar, tenho pressões dela diariamente e meus irmãos querem por querem que eu cuide dela já que eles moram longe ... eu posso até tentar mais acredito que isto não vai sutir muito efeito não .. mais não custa nda atentar ... eu agradeço sua atenção ao meu caso eu sei que é bem dificil mais eu acredito que tem que ter uma resposta melhor como eu posso proceder um pouco para as coisas melhorar um pouco para mim .. mais agradeço muito sua opinião dr

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Acho que, além de conversar com seus irmãos, você pode ter várias e longas conversas com sua mãe e explicar a ela que você não pretende mais suportar as atitudes negativas dela. Fale sem agressividade, mas com firmeza. Diga o que sente e quais são as suas opiniões, sublinhando com muita ênfase que você está apenas falando de seus sentimentos e suas opiniões e que isto não é a verdade absoluta, mas como você sente e pensa.

    Talvez, se você tiver paciência e disposição para conversar, consiga algum resultado positivo. Experimente, é melhor do que nada fazer.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Li o texto "feliz com você" na revista corpo, do mês setembro e confesso que a muito tempo não lia algo tão simples, porem tão objetivo e profundo. Vivemos em uma busca frenética de superação de limites, impostos nem sabemos por quem....e que nunca conseguimos atingir..até por que no fundo não é isso que queremos ou buscamos realmente...mas parece que nos é cobrado uma postura de super mulher...
    É preciso acordar para nós mesmas e descobrirmos o quanto somos boas companhia a nós mesmas, aprender a os curtir e amar mais sem tantas cobranças.
    Agradeço o texto...foi muito bem colocado.
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  4. Vilma.
    Estou grato por suas palavras generosas.
    Uma saudação afetuosa para você.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dr. Luiz Alberto.
    Eu tenho um filho pequeno, de apenas 6 anos, mas já estou muito preocupada com o futuro dele. Tenho visto que os adolescentes, cada vez mais cedo, entram pro mundo das drogas.Sei que existe em cada um de nós uma predisposição genética(por isso me preocupo, o pai dele fuma maconha e bebe cerveja mais que 3 vezes por semana). Nós nos separamos, mas sei que o pai não fuma maconha perto dele.
    Sei também que a criação da criança vai determinar muito o adulto que ele se tornará.
    Ele é uma criança ótima, calma,feliz, querida por todos e muito obediente.
    Tento ser o melhor que eu posso. Tento fazer tudo com coerência.
    Tem alguma coisa que eu possa já começar a fazer para evitar que meu filho seja um drogado, ou violento e agressivo como estes que sempre vemos nos jornais?

    ResponderExcluir
  6. Alô, anônima de 9 de novembro.
    O que você e todos os pais podem fazer por seus filhos para ajudá-los a crescer com saúde física, mental e espiritual é amá-los e cuidar bem deles.
    Um importante resultado disto será a busca permanente de um diálogo saudável com seu filho. Este é o começo de uma relação entre duas pessoas que vão ficando cada vez mais próximas na medida em que você reconhecer que ele se torna independente e adulto e assim respeitar a individualidade dele.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dr.Luiz Alberto py, li seu texto i gostaria q mim respondese umas perguntas:

    1 - Qual a idéia central do texto Misterios da Alma?

    2 - Qual o seu principal objetivo quanto a este texto?

    3 - Qual a sua opinião sobre a afirmação a verdade?


    se responde obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria que você explicasse melhor suas perguntas. Primeiro, a que texto você se refere? E também o que você quer dizer com "afirmação a verdade"? Por favor, escreva diretamente para mim no seguinte email: luiz@albertopy.com.br Aproveito para sugerir que você visite meu novo blog: www.doutorpy.blogspot.com. Estou colocando diariamente novos textos lá.
    Saudações.
    Luiz Alberto Py

    ResponderExcluir