Aqui você pode colocar suas dúvidas e indagações sobre seus problemas emocionais. Terá uma resposta minha até o primeiro dia útil seguinte, no máximo. Poderá acrescentar comentários e novas indagações à minha resposta.
Também poderá fazer comentários sobre colocações de outras pessoas ou às minhas respostas às outras pessoas. Se puder, coloque um título para seu "post", como por exemplo, Ciúme - Relação Pais Filhos - Timidez - Separação - Namoro - Insegurança - Auto-estima etc.
Seja Bem Vindo.
sábado, 12 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ciúme
ResponderExcluirLuiz Alberto Py, estou muito triste, prescisando muito de sua ajuda.Namora a 8 anos. Um rapaz serio, simples e com certeza muito discreto.Eu sou impulsiva, tudo conto pra minhas amigas.E o que mais me prejudica é meu ciúme exagerado.Faço faculdade, e sexta feira eu não fui à aula.Então pensei que ia namorar.Mas já era 19:00, e ele ainda não tinha me ligado.Aí já entro em transe, fui atrás. Ele ficou muito chateado, (não é a primeira vez que eu o deixo contrariado).E não quis vir embora como "oredenei". E não me procurou mais.Então sabado , pedi um amigo para ir buscar ele para mim, e ele não quiz ir onde eu estava. Meu amigo diz que ele realmente tá contrariado. O celular, ele desligou.Está desligado até agora. Ele é muito firme nas descisões dele. Tenho crises de ciumes sempre. O que faço.Não quero perde-lo.O que faço? como agir?Meu maior medo, é de não ter mais a chance de tentar mudar...
OI ADORO VOCE.
ResponderExcluirVOCE NOS DA ORIENTAÇÕES INCRIVEIS
Sem quere me meter,ja me metendo no pedido de ajuda "anonimo",o ciume eh uma doença q começa na cabeça e toma conta de todo o resto nos impedindo de raciocinar de maneira sensata e causando danos em todas as areas de nossa vida principalmente na relaçao afetiva ,afetando a nossa alto estima tb.
ResponderExcluirTerapia ,mudança de pensamento para mudar o sentimento.
Qnd nos resolvemos mudar eh uma escolha nossa o outro nao eh obrigado a mudar o q ele sente ou acha em funsao de uma atitude sua
Sua mudança ira beneficiar e vc eh uma coisa q diz respeito a vc o outro eh apenas uma concequencia
vc ficou receseoso(a) ao dar sua opinião , mas gostei bastante. e concordo. Não sei é se terei força de mudar sem ele, pq até hoje ele não quer me ver. Mas como vc diz, tenho de mudar por mim...
ResponderExcluirok...
ResponderExcluirVc tem força para qualquer coisa q tiver vontade de verdade na vida qualquer coisa
eh tudo dentro de nos , ilusao pura achar q a felicidade,força,irritaçao ou motivos estao no outro estao fora
claro o outro Pode ser uma motivaçao ,mas o barulho eh nosso o estrago ou o saldo positivo da nossa vida eh NOSSO
Estou tão ansiosa, hoje faz 8 dias que não falo com meu amor.Sexta feira ele ligou o celular, mas não adianta, ele não atende. Estou tão mal no meu serviço, mal nas provas da faculdade. Queria tanta que este impasse fosse resolvido. Estou ficando sem lugar. Eu o amo. Mas o que mais me deixa assim, é o fato de não saber o que ele ta pensando. Se ele acha que ta terminado, ou se esta apenas nervoso. To mal. Ate quando vai isto meu Deus?
ResponderExcluirAirelav
oi...
ResponderExcluirSou Airelav alguem de coração muito partido. Amo muito. E meu ciume atrapalhou meu romance. Ele não quer mais saber de mim. Já tem 11 dias. Como faço para reconquista-lo? favor me ajude...
Bom Dia, quero comentar com vcs que estou muito feliz. Meu namorado ligou. E agora vai depender somente de mim, para que eu seja uma mulher segura, sedutora, legal . Para que ele aprecie minha companhia , assim como era no incio. Obrigado, por aqueles que me deram apoio.
ResponderExcluirFelicidades...
Estarei sempre aqui, para ouvir todos .
Thiau-Airelav
Luiz Alberto, fiquei muito feliz agora que vc me respondeu. E gostaria que vc me ajudasse mais uma vez. Nestes dias que estivesse muito mal, nao fiz terapia ou alguma coisa neste sentido, mas li bastante, meditei bastante. E vi que para mim ser feliz vou ter de ter uma mudança no meu comportamento (urgentemente). Gostaria de pedir sua opinião se eu converso com meu namorado, falo que vou mudar , etc...ou tento fazer esta mudança silenciosamente, comigo mesmo. Até vencer este ciume.o que me diz?
ResponderExcluirValéria , mesmo .
Abraços...
Em princípio acho que lealdade e sinceridade são fundamentais em em relacionamento. Portanto o melhor é conversar com ele. Outro argumento em favor da franqueza é o fato de que falando de suas intenções você se compromete mais com elas e além disso estimula seu namorado a ajudá-la a controlar o ciúme.
ResponderExcluirLuiz Alberto, Gostaria de saber sua opinião sobre uma moça que namora um homem casado. E sobre este homem casado que tem uma amante. Pode haver amor e respeito em uma relação assim?
ResponderExcluirVi
O amor pode estar nos lugares mais estranhos e de formas sutis. mas uma relaçao em que a pessoa nao tem respeito p ela estando pela metade em qualquer das duas situaçoes dificilmente ela vai poder ter respeito p outra
ResponderExcluirSo damos ao outro o que temos.
Seu comentário é muito correto, mas para debater este assunto abri o espaço "AMOR E RESPEITO EM UMA RELAÇÃO". Dê uma olhada lá.
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER SE HÁ MUITAS FILHAS DE 40 ANOS QUE PASSAM A DESEJAR A MORTE DO PAI, SÓ PQ ELE SE SEPAROU DA MÃE DEPOIS DE 40 ANOS DE CASAMENTO INFELIZ? ISSO PODE SER NORMAL OU ESTA FILHA JÁ MADURA NA IDADE É INFANTIL E IMATURA ALÉM DE EGOISTA?
ResponderExcluirTem sim , muitas filhas de quarenta anos , tambem com mais ou menos idades que desejam a morte do pai , assim como existe muitos assassinos,ladrões,e pessoas maldosas . Se for vc esta mulher pode saber que vc não é egoista vc e de uma loucura cheia de maldade.
ResponderExcluire se quiser se curar, ve se procura um tramento adequado quem sabe vc tem jeito ainda...
De alguém que sentiu em suas palavras não amor pela mãe mas apenas odio de seu pai e da vida.
Uma informação importante: foi o pai que colocou a pergunta sobre a filha. Dei a ele a resposta que transcrevo a seguir:
ResponderExcluir"Sua filha ficou do lado da mãe e contra você. Lamentavelmente essas coisas acontecem: alguns filhos têm dificuldade de entender que não devem se intrometer na relação dos pais.
"O único caminho que vejo para você procurar recuperar o relacionamento com sua filha é conversar com ela. Fale com muita calma e paciência e sabendo que não vai ser no primeiro contato que você vai conseguir convencê-la de que ela não deve tomar partido. Explique a importância para você de pôr um ponto final em uma relação desgastada e negativa e procure mostrar a ela que a mãe não pode ter eternos direitos sobre a sua vida."
Esta resposta também pode ser vista no meu blog http://misteriosalma.blogspot.com.
NAMORO
ResponderExcluirDr. Luiz Alberto, meu namoro é de 6 anos, dou super bem com meu namorado, tanto na convivencia como sexualmente. Mas faço minha parte, sou uma mulher que sempre esquenta o ramance. Meu namorado ídem. Gostaria de saber na sua opinião se a aparencia é importante. Porque com o tempo de namoro, nós mulheres, ficamos mais tranquila no que se refere a nos produzir. Você acha , importante a mulher ser vaidosa, bem vestida para o namorado? Porque eu ando assim : meio gordinha, sem produção, etc etc...
aguardo sua resposta...
thiau!!!
Ana Carolina.
Você está arriscando seu namoro quando não se cuida. Sempre haverão outras garotas se cuidando para seu namorado. Engordar é perigoso, pois não apenas faz mal
ResponderExcluirà saúde como cria desinteresse nos homens. Por melhor que seja a relação de vocês e por mais que seu namorado goste de você, sua falta de cuidado com sua aparência pode prejudicar muito o relacionamento. É triste, mas é verdade.
NAMORO
ResponderExcluirDr Luiz Alberto, boa tarde. Preciso de sua opinião sobre o meu namoro. Ando contrariada em meu relacionamento porque meu namorado passa até 3 dias sem me ligar. Antes ele sempre me ligava , mas agora ele trocou de serviço, trabalha até 5:00, e eu comecei a estudar, trabalho durante o dia e estudo à noite. Ainda não falei nada com ele, pq ele age naturalmente, quando ele liga é atencioso, e tudo...para ele é normal, não temos condições de gastar muito com telefone, mas no meu caso eu não importo de gastar se é para ouvir ele. sabe gostaria até de ouvir que isto é normal para me ficar feliz, mas prefiro sua sincera opinião .
A melhor maneira de medir o amor é através das manifestações de respeito, consideração e carinho e não pelo número de telefonemas.
ResponderExcluirVocê mesma explicou que agora telefonar é mais difícil para ele e acrescentou que é uma despesa grande. Não faz sentido ele se esforçar e fazer despesas só para acalmar a sua insegurança.
Sugiro que você confie mais na relação de vocès e procure não aborrecer seu namorado com bobagens.
Boa Sorte.
ESPELHO
ResponderExcluirEstava vendo TV e me deparei com a sua entrevista ao Roberto D`Ávila (conexão internacional)e fiquei eufórico com a coincidência de seus pensamentos com o que eu penso da vida (o sofrimento como oportunidade; impermanência; pacto com Deus, etc.)Sou artísta (músico, poeta, ator e produtor cultural). Estou no Rio de Janeiro de passagem(sou cearense de Crato-CE) e aproveitei o tempo prá montar um blog: www.cariricult.blogspot.com (dê uma espiada). Se você permitir, gostaria de divulgar o seu trabalho através de textos do seu e/ou recomendar o link do do seu blog.
Um abraço fraternal,
Luiz Carlos Salatiel
lcsalatiel@hotmail.com
Dr. Luiz Alberto,
ResponderExcluirVi sua entrevista e muito me identifiquei com a sua leveza e humildade, apesar de ter se preparado tanto - o que demonstra que lida muito bem com soberba e orgulho, muito natural da maioria dos doutores...rs. Hoje tenho grande admiração pelo seu trabalho e li quase tudo publicado na internet depois de sua entrevista. Acho belíssimo o seu trabalho de atender online. Vejo o quanto ajuda àqueles que não tem oportunidade de fazer terapia. Penso que ele ajuda a melhorar a qualidade de "gente" que anda tão perdida aí na sociedade. Não é minha área, mas acho que dores mal administradas e sentimentos mal organizados geram traumas e reações que "deformam" personalidade, deturpam valores e desencadeiam lares destruídos, filhos mal criados, pessoas rejeitadas entre tantas outras coisas.
Fico feliz por sua iniciativa. Agora vou partir para o livro, buscar a mudança para mim e também estar disposta a contribuir.
Muito obrigada.
C
Luiz Carlos.
ResponderExcluirVocê tem toda a liberdade para usar meu trabalho, divulgá-lo e tudo o mais. Acredito na democracia da internet. É o espaço onde o que é privado se torna público e onde o direito autoral se torna direito do apreciador das obras.
Um grande abraço.
Cara C.
Estou muito grato por seus comentários.
Obrigado, mesmo.
Agora vou aproveitar para mais uma divulgação:
Segue-se uma nova divulgação...
Trata-se do curso que darei agora em agosto na Casa do Saber.
CURSO
Pensamento
QUESTÕES DO SER HUMANO
Depressão, medo, auto-estima, felicidade
Luiz Alberto Py
Em algum momento da vida, todos nós padecemos de um sentimento de tristeza sem causa aparente, que pode ser caracterizado como depressão. Embora seja um transtorno comum a todos, a depressão se desenvolve com diferentes intensidades e durações em cada pessoa. Neste curso, Luiz Alberto Py vai revelar as origens, os mecanismos e os efeitos deste que é um dos grandes males do nosso tempo. Remontando aos primeiros meses de vida da criança, período em que se desenvolve a percepção infantil e surgem as primeiras manifestações de depressão, serão enfocadas as relações entre auto-estima e estado depressivo. A recuperação da auto-estima, que começa a ser minada ao logo na infância, torna-se elemento-chave para administrar e superar os episódios depressivos, e aponta o caminho para uma experiência mais agradável e plena da vida – ou seja, mais feliz.
Início: 06 AGO
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Segundas-Feiras, às 20h (06/08, 13/08, 20/08, 27/08)
Valor: R$ 140,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00
Tel.: (21) 2227-2237 222-SABER
Horário de funcionamento: 11h às 20h
E-mail:
inforio@casadosaber.com.br
Os correntistas (pessoas físicas) do Banco Real ABN Amro têm 30% de desconto nos cursos do segundo semestre de 2007. Este desconto está limitado a um curso por correntista e não é válido para os eventos da Casa do Saber na Travessa. Para obter o desconto, o pagamento do curso só poderá ser realizado com os cheques do Banco Real do próprio correntista.
06 AGO | 1. DEPRESSÃO E COMPULSÃO
Uma visão das origens e das possíveis evoluções da depressão e uma reflexão sobre a relação entre esta e as diversas formas de compulsão.
13 AGO | 2. MEDO E ANGÚSTIA
Sintomas básicos de todos os desequilíbrios emocionais humanos. Sua relação com a depressão e a baixa auto-estima.
20 AGO | 3. AUTO-ESTIMA
Uma visão geral do processo de perda e recuperação deste mecanismo básico do funcionamento emocional. Sua relação com a autodisciplina.
27 AGO | 4. FELICIDADE: QUE BUSCA É ESSA?
Sim, a felicidade é possível e necessária. Pode ser considerada a expressão da saúde mental. Como construir e administrar uma relação feliz com a vida e o universo que nos cerca.
Luiz Alberto Py. Psicanalista e psiquiatra, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise e do Group-Analytic Society, em Londres (Inglaterra). É autor de diversos livros, entre eles: "Saber amar", "A felicidade é aqui", "Olhar acima do horizonte" e "Mistérios da alma – Alguns pensamentos".
Insegurança
ResponderExcluirOlá, Luiz Alberto! Tudo bem?
Tenho 22 anos e me relaciono, há 2 anos, com um homem de 50. Nosso relacionamento é mantido em segredo, pois, pela idade dele, meus pais não aceitam o relacionamento. Mas, o meu problema não é esse. A questão é que meu ciumes, minha insegurança e minha baixa auto estima. Ele não esconde de mim que tem desejos por outras mulheres e que gostaria de sair com alguma delas. Ele diz que é apenas atração e que ele ama de verdade é a mim e que não me deixará por ninguém. Porém, eu fico insegura, me acho feia, acabo me comparando à essas mulheres, e auto estima está lá embaixo. Para piorar, ele é uma pessoa muito racional, e pela educação que teve, muitas vezes, é frio e muito sério. Eu acabo ficando carente ao excesso. Junta a forma com que ele me trata as vezes, com o desejo dele por outras, minha insegurança...resultado: Ciumes descontrolado.
O que fazer? Me ajude!
vou responder sua questão na postagem "Ciúme" tema de sua pergunta.
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber de onde vem, e o porque temos sugestionamentos e vicios em geral
ResponderExcluirVícios costumam ser tentativas desastrosas de neutralizar depressões não claramente percebidas. Não sei o que você quiz dizer com "sugestionamentos".
ResponderExcluirEscreva novamente para me esclarecer melhor.
Feliz 2008!
Olá, então o que quis dizer com "sugestionamentos" seria deixar-se influenciar com algo que vê, ou que ouve, pq fazemos isso? por ter personalidade mais fraca? o que seria?
ResponderExcluirAssunto: "Amor e Respeito em uma relação"
ResponderExcluirDr. Luiz Alberto:
Gostaria muito de saber a opinião do senhor sobre a minha história:
Mantive, durante um ano e meio, um relacionamento muito esporádico, porém com grandes afinidades, atração e amizade, com um amigo de longa data, mas casado.
Ele disse que gostou de mim desde que me conheceu, há quinze anos, mas não me falou antes pois erámos comprometidos.
Seu casamento há anos é muito infeliz.
Apesar dos nossos poucos contatos, nos apaixonamos intensamente e declaramos nosso amor um ao outro.
Ele ficou muito confuso, mas me disse que "se fosse solteiro, eu seria a mulher que ele procuraria, sem dúvida alguma."
Além da esposa e dos dois filhos que tem com ela, ele tem um filho fora do casamento com uma moça por quem havia se apaixonado antes durante uma crise conjugal.
Ele me dise que não ficou com essa moça por diferenças intelectuais e de projetos de vida, mas me disse que "ela lhe falou que precisava muito dele".
Bem, há seis meses finalmente ele se separou da esposa (teve uma longa relação com ela, de mais de vinte anos).
Quando saiu de casa, me disse que precisava se afastar de mim, mas que "não era por falta de sentimentos por mim" e que "nós iríamos conversar.", mas que "não era para eu incluí-lo nos meus planos".
Há um mês, porém, eu o vi durante um show. Só que ele estava acompanhado de uma outra moça (não era a ex-mulher). Estavam de mãos dadas, depois abraçados. Ele me viu e nós nos cumprimentamos.
Desconfio que a tal moça é a mesma com quem ele tem aquele outro filho.
Apesar disso, tenho esperanças de ainda ficarmos juntos, pois confio muito no amor que ainda sentimos um pelo outro.
Ele é um homem sincero, maduro, cauteloso, reservado, inteligente, excelente pai, estudioso, trabalhador, amoroso e muito sensível.
Qual o parecer do senhor?
Obrigada e abraços fraternos.
Parabéns pelo blog!
OBS.: Já mandei essa mesma questão para o post "Amor e Respeito em uma relação"
8 de Fevereiro de 2008 07:56
oi eu lembro sobre uma reportagem,sobre incorporação,me tira uma duvida como faço para uma melhor incorporaçao.
ResponderExcluirminha esposa quer saber porque este video de sexo no seu blog.
ResponderExcluirCaro Fábio.
ResponderExcluirLamento a aparição do vídeo. Trata-se de uma ferramenta do site que coloca os vídeos do youtube com meu nome. No caso era de um homônimo do Paraguay, cuja abreviação na internet é py. Daí a confusão cibernética. Peço desculpas por não a ter percebido antes.
Quanto à sua pergunta sobre incorporação, peço que me esclareça melhor de que incorporação se trata.
Abraços.
Luiz Alberto Py
minha esposa,a tempo busca compra seu livro mais não tem encontrado aqui na baixada santista,e já faz um tempo que minha esposa viu uma reportagem na qual o sr,falava sobre sua esposa e a umbanda no qual o sr,desenvolveu uma forma de deixar o corpo mais perceptivo a incorporação espiritual através de uma boa alimentaçâo,bom eu gostaria de saber se o seu livro possui alguma informação sobre isso.
ResponderExcluirHá quase quinze anos conheci uma pessoa e não sei em que momento foi eu me peguei apaixonada pelo cheiro, pelo jeito dessa pessoa, sem perceber ela imundou a minha vida, mas como eu e ela na época éramos comprometidos, deixei isso guardado. Mas há pouco tempo tudo voltou. Seria possível eu me apaixonar, vir a amar alguém com quem nunca vivi nada, com uma pessoa que nunca me notou, será que o mais sábio e desistir de amar alguém que nem sabe que você existe e que a ama? Seria prudente contar este sentimento a esta pessoa que hoje está próxima mas desconhece meus sentimentos? Amar espontaneamente, não requer imposições, e esforçar-se para ser amada, ser notada acho que não é o ideal, mas o que você acha: devo contar a pessoa que a amo há tantos anos, ou ficar calada, e seguir a vida como se nunca a tivesse amada?
ResponderExcluir