terça-feira, 22 de maio de 2007

Ciúme

Cara Airelav (ou seria Valéria?).
O ciume é realmente uma força destruidora de relacionamentos, como você vem percebendo e nosso parceiro anônimo que lhe acompanhou estes últimos dias tão bem assinalou. Quero apenas acrescentar que manifestar o ciúme é um desrespeito e uma falta de consideração de de confiança no parceiro. Seu namorado tem toda razão em ficar aborrecido e pensar em se afastar. Se você não quizer sabotar e destruir seu namoro reprima seu ciúme. Ciúme é um sentimento feio, egoísta e ofensivo que não passa de uma reação instintiva, animal sem nada de elevado.
Boa Sorte e controle-se.
Saudações.
Luiz Alberto
PS: um problema no computador aliado a uma viagem de fim de semana impediu que eu participasse antes da conversa sobre ciúme. Espero que isso não volte a acontecer.

72 comentários:

  1. sempre pensei q o ciume dosado fosse um sentimento saudavel...

    ResponderExcluir
  2. O ciúme é um sentimento natural, vem da natureza, os animais demonstram ciúme. Mas isso não quer dizer que seja um bom sentimento, pois o ódio também é natural e nem por isto é bom.
    O ciúme nasce da insegurança que gera possessividade. Ele existe, mas precisa ser compreendido e controlado. É para ser guardado como uma coisa feia e não para ser exibido como se fosse prova de amor, pois não é. Quem ama não controla e não oprime a pessoa amada com ciúme; quem ama respeita, confia e entende a importância de uma privacidade recíproca.
    Luiz Alberto

    ResponderExcluir
  3. INSEGURANÇA-
    Sou bastante insegura no meu relacionamento. Vivo pensando que ele esta me trai. procurando, se encontro uma colega pergunto: e aí vc nunca ficou sabendo nada não? se ela dizer que não, aí eu insisto digo:pode falar, se vc me falar o que sabe, eu não sou daquelas que te prejudica, vou resolver por mim...Fico prensionando todas minhas amigas, e amigos dele tambem. Parece que eu quero achar alguma coisa, é muito estranho, isto me machuca muito. Sofro muito com isto, não sou feliz, não sou espontanea.Isto me tornou mal humorada. O que faço? favor me ajudem.
    Cíntia

    ResponderExcluir
  4. Você diz que vive pensando que seu namorado lhe trai. Recomendo que pense qual a razão para crer que ele seja mau caráter, mentiroso? E se você acredita mesmo que ele é assim, qual a vantagem de namorar um cara que não presta?
    Depois que pensar nisso, pergunte-se de onde vem tanta desconfiança e veja se ela é justificável. Será que você acha que não merece ele? Isto pode deixar você insegura.
    A melhor forma de combater esta situação de sofrimento é raciocinar sobre os seus sentimentos. Seja honesta consigo mesma, pois a honestidade vai lhe ajudar.
    Saudações.
    Luiz Alberto

    ResponderExcluir
  5. Luiz Alberto, gostaria de saber o que vc acha de um homem casado que tem uma amante. E o que vc acha de uma mulher que é amante de um homem casado. Pode haver amor e respeito em uma relação assim?
    Vi

    ResponderExcluir
  6. Anônimo disse...
    INSEGURANÇA
    Dr .sou uma mulher muito insegura, é interessante pq me acho bonita, inteligente...mas quando se diz respeito ao meu relacionamento amoroso sou muito insegura.Se ligo para meu namorado e o celular esta ocupado, já pego o carro e vou atrás: penso firme , ele vai sair com outra e vou pegar no flaga. Porque disto? o que acontece comigo? Nunca fiquei sabendo nada de meu namorado...mas estou sempre em estado alerta. Dr. o que será que acontece comigo?

    6 de Junho de 2007 08:57

    O que acontece com você é ciúme. O pior é que você é condescendente com seu ciúme e nem percebe a grosseria e a desconsideração que estão implícitas manifestação de
    de sua desconfiança descabida.
    Você lida com seu namorado sem desenvolver uma relação honesta, franca e sincera. Não há diálogo sobre seus sentimentos; posso afirmar isto porque se houvesse a situação seria inteiramente diferente. A pergunta que cabe a você responder é: de que adianta ter um namorado a quem você não concede um crédito de confiança e a quem você não revela seus sentimentos? Além disso, você desenvolve um namoro que não tem espaço para confiar e para comapanheirismo e solidariedade.
    Causas para sua atitude? Muitas, mas não sei adivinhar por enquanto quais são as que afetam você. Eu precisaria de mais informações.
    Como melhorar? Para começar, refletir sobre o que eu disse a respeito de falta de consideração e sobre o que deve ser uma relação amorosa em termos de lealdade, sinceridade etc.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por sua resposta. Meu primeiro passo será ter uma conversa com meu namorado. e me abrir com ele.
    Tudo de bom a vc.

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante dos comentarios sobre ciúme. Dr Luiz Alberto, vc está de parabens, suas palavras são claras e sem rodeios.
    Sou bastante ciumenta ,mas com certeza, agora tentarei conter este ciúme.
    Até mais...

    ResponderExcluir
  9. Sugiro que você leia meu livro "Saber amar" publicado pela Editora Rocco. Há nele um capítulo sobre ciúme cuja leitura, acredito, pode lhe ajudar bastante.
    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  10. pq o ciume é tão ruim? eu não quero ter este sentimento comigo, mas não domino. Sinto que este ciúme me prejudica muito. Vivo querendo me libertar deste sentimento...Aliás nem sei se o que sinto é insegurança amorosa ou ciume. Dr . qual a diferença destes dois sentimentos?

    ResponderExcluir
  11. Posso lhe adiantar que a questão não está em se livrar do sentimento de ciúme, mas aprender a administrá-lo.

    Insegurança, por outro lado, está relacionada a possessividade e baixa auto-estima.

    Volto a sugerir a leitura do meu livro "Saber amar" que trata longamente do assunto ciúme, bem como da questão da auto-estima.

    ResponderExcluir
  12. Dr. Luiz
    Moro em cidade do interior de MG, como faço para adiquirir seu livro "saber amar"?
    Valéria

    ResponderExcluir
  13. Cara Valéria.

    Para encomendar o livro "Saber amar" basta depositar R$ 26,00 (já incluídas as despesas com a remessa) em minha conta bancária (*), enviar um e-mail avisando o depósito (para: luiz@albertopy.com.br), dando o endereço para o qual o livro deve ser mandado e para quem deverá ser feita a dedicatória (gosto de fazer uma dedicatória sempre que envio o livro). Assim que seu aviso chegar, será providenciado o envio do livro pelo correio. Aguarde no máximo uma semana, caso o livro não chegue (o que até hoje nunca aconteceu), por favor, me informe.

    (*) Titular da conta: Luiz Alberto Py M. Silva
    Banco: Itaú (341)
    Agência: 0310 (Rio – São José)
    Conta: 58.789 – 4
    Em caso de DOC é necessário colocar meu CPF: 006 956 028 – 53.

    Agradeço seu interesse.
    Saudações,
    Luiz Alberto Py

    PS: Peço a você que, depois de ler o livro, me envie suas opiniões, sugestões e críticas. Tenho certeza que serão sinceras e serão bem vindas.

    PS2: Meus livros mais recentes são "Olhar acima do horizonte", "A felicidade é aqui" e "Saber amar". O preço deles é, respectivamente, R$ 28,00, 26,00 e 23,00. Para encomendar qualquer deles basta depositar o valor dos mesmos (acrescido de R$ 3,00 para as despesas de remessa, se forem dois ou três a despesa é uma só) em minha conta bancária.

    ResponderExcluir
  14. Dr. Luiz Alberto, estou muito triste e confusa e presciso de seu conselho urgente. Sempre fui muito ciumenta, e ontem conversando com meu namorado pedi para ver o celular dele. Ele tinha apagado todas minhas mensagens , e tinha um numero nas ligações não atendida. 2 ligações do mesmo numero. Perguntei a ele de quem era , ele diz- num sei ,não atendi.Peguei o celular agora mesmo, aí que vi estas ligações. Fechei a cara e fui embora. Descobrir de quem era aquelas ligações. procurei o numero, e fui atrás, descobri que era de uma ex dele , que hoje é casada. Perguntei se ela tinha ligado pro meu namorado, pq o numero estava la. ela diz não. eu falei ok então. E fui embora, sabia que ela mentiu,mas meu recado ja estava dado.Só que hoje meu namorado me ligou, muito bravo, diz que ficou sabendo (provavelmente ela contou), pelo cunhado dela,e falou coisas que nunca tinha me falado.Falou tambem que era perigoso o marido dela ir falar com ele. sendo que ele não tinha nada haver. diz que desta vez eu fui longe, e se o marido dela falar com ele nunca mais ele olha na minha cara. Com estas palavras duras ele nem me ouviu, quando eu ia falar ele falava, -não vem com desculpas. Por fim ele desligou na minha cara.
    Dr. , minha atitude foi imprudente?
    o que fazer´para reverter esta situação?
    Não quero perde-lo, mas tambem não quero ser passada para trás. Me ajude , veja meu caso com carinho, e me responda .
    Até.
    Leandra

    ResponderExcluir
  15. Leandra.

    Procure ler o que foi já escrito aqui sobre ciúme. Quem tem de tomar conta da vida de seu namorado é ele e não você.

    Enquanto você não controlar o seu ciúme - e isto quer dizer nunca agir motivada por ele - sua vida amorosa vai ser sempre um inferno. Em vez de saborear um relacionamento feliz, sua atenção vai estar voltada para o comportamento do namorado, seja ele quem for. Você pode trocar cem vezes de namorado e vai continuar preocupada com a fidelidade dele sem perceber que isto é um problema dele e jamais problema seu.

    Se você não parar com isso é melhor ficar sozinha. Pelo menos o sofrimento é menor. Pare de ser infantil e se desligue de suas vaidades. A vida fica muito mais feliz assim.

    ResponderExcluir
  16. Recebi em outra postagem este comentário e o transferi para cá, local adequado ao assunto:

    Insegurança
    Olá, Luiz Alberto! Tudo bem?
    Tenho 22 anos e me relaciono, há 2 anos, com um homem de 50. Nosso relacionamento é mantido em segredo, pois, pela idade dele, meus pais não aceitam o relacionamento. Mas, o meu problema não é esse. A questão é que meu ciumes, minha insegurança e minha baixa auto estima. Ele não esconde de mim que tem desejos por outras mulheres e que gostaria de sair com alguma delas. Ele diz que é apenas atração e que ele ama de verdade é a mim e que não me deixará por ninguém. Porém, eu fico insegura, me acho feia, acabo me comparando à essas mulheres, e auto estima está lá embaixo. Para piorar, ele é uma pessoa muito racional, e pela educação que teve, muitas vezes, é frio e muito sério. Eu acabo ficando carente ao excesso. Junta a forma com que ele me trata as vezes, com o desejo dele por outras, minha insegurança...resultado: Ciumes descontrolado.
    O que fazer? Me ajude!

    você está em uma relação muito desfavorável, um homem mais velho, com dificuldade de ter respeito por seus sentimentos, sem poder conversar com seus pais etc.

    Você é jovem bastante para procurar um parceiro mais interessante e mais amoroso. Penso que a decisão de terminar sua relação será dolorosa, mas o sofrimento passa e lhe ajuda a amadurecer. Tenho certeza de que você encontrará um companheiro bem meelhor qualificado do que este senhor rígido e racional que pouco pode lhe oferecer em termos de sentimentos.

    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  17. Dr luiz sou Leandra, escrevi nesta coluna dia 01/08/2007. Recebi sua resposta, e vi que tenho de mudar urgentemente. Mas meu namorado não esta me dando chance. Ele ficou por demais chateado. Não quer falar comigo, procurei por ele e ele disse-Depois agente conversa, vc sabe como sou..., insisti e ele tornou a dizer- depois agente conversa, agora pode ir...
    Na sua opinião Dr. será que ele vai me prourar? devo ficar esperando ou sempre tentar falar com ele? por favor me ajude. Agi errado, mas quero concertar meu erro. Presciso muito disto , eu o amo desesperadamente.
    Aguardo ansiosa
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Cara Leandra.

    Na sua idade, amar desesperadamente é alguma coisa facilmente curável. Você vai sofrer um pouco - embora vá achar que é muitíssimo - e depois passa.

    Sugiro que você deixe seu namorado de lado. Se ele voltar, tudo bem, se não, lição aprendida e procure não repetir o erro com o próximo grande amor de sua vida. Se por acaso ele lhe der outra oportunidade, aproveite-a e controle seu ciúme sempre.

    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  19. Dr. Luiz, Segunda feira quando fui procurar meu namorado para conversarmos ele me tratou muito mal. Está muito aborrecido comigo. Por aquele motivo que te diz, de ter ido atrás das ligações do celular dele. Tenho um ciume que o esta icomodando a muito tempo. Ele me diz, :depois agente conversa, vc sabe como sou...e as palavras foram acompanhadas de gestos e olhares furiosos. Mas o que eu estranho, é que nas outras coisas ele esta levando uma vida normal. Com os colegas de trabalho, ele fica todo prestativo, esta legal e com um olhar contente para todos. E eu já estou chateada com tudo, não consigo concentrar em nada, tudo que passa na minha cabeça é a tristeza de eu estar sem ele. Tivemos 8 anos de namoro. Será que eu não tenho mais importancia para ele?

    ResponderExcluir
  20. o questionamento acima, é meu Leandra.

    ResponderExcluir
  21. Tenho a impressão de que o namoro de vcs se desgastou, o que é bastante comum, com ou sem ciúmes.

    É claro que manifestar ciúme da forma desrespeitosa e agressiva como vc fez ajuda bastante o desgaste.

    Mas para a paz de sua consciencia, posso lhe afirmar que a maioria dos namoros chega ao fim por exaustão.

    Aconselho vc a procurar meditar sobre a tolice de ter e cultivar ciúme. Quem sabe assim vc evita prejudicar um próximo namoro que certamente vai acontecer, até mais breve do que vc imagina.

    ResponderExcluir
  22. Dr.Luiz
    tudo bem? eu estou bem, pq eu e meu namorado estamos juntos, concordo com voce, quando diz que talvez nosso namoro esteja desgastado. Tambem concordo quando diz sobre minha atitude de ciúme excessivo. Gostaria apenas de saber sua opinião, agora que voltamos, se tem como eu recuperar tudo que já tive um dia. Porque eu o amo muito, e estou ao lado dele por muitos anos.
    Voce acha que uma relação mesmo abalada igual a minha, por meus exageros, ainda tenho chance de voltar a ser aquela namorada que ele tanto gostava?
    Espero ansiosa sua resposta,
    abraços
    Leandra

    ResponderExcluir
  23. Cara Leandra.

    Já que ele aceitou voltar, você ganhou uma nova oportunidade. Agora tudo vai depender de sua capacidade de se comportar de uma forma mais adulta, racional, inteligente e realmente amorosa e respeitosa com ele.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  24. Dr Alberto, que coisa ruim é ter este ciume possessivo que tenho, esta insegurança. To sofrendo demais, se ele fica um dia sem me ligar é pq já não me ama. Será que num tem um remédio não?
    Leandra

    ResponderExcluir
  25. Leandra.
    Você já devia ter percebido que não pode levar a sério seus sentimentos. Eles enganam você o tempo todo.
    Confie em seu raciocínio, nunca em seus sentimentos e emoções. Não acredite neles.

    ResponderExcluir
  26. "Junior" escreveu o seguinte texto e o colocou na postagem "Qual é o seu problema". Como o tema é ciúme, estou transferindo para esta postagem. Aqui vai o texto dele e em seguida o meu comentário.

    "Acontece que estou namorando a 7 meses, e nesse inicio é comum (pelo menos pra mim) ficar desconfiado, sentir ciumes essas coisas.

    "E nos textos, "Você está preparado para amar?", "A importância do namoro", "O significado do namoro", "A convivência com ele (a) está difícil? O que fazer?", "Amor: delicadeza é a palavra-chave", me mostraram as respostas que eu precisava, quem sou eu pra elogiar o senhor, mas fiquei muito grato com suas palavras.

    "Aproveitando, tenho outro problema tambem, fico pensando muito no passado de minha namorada, o que posso fazer para esquece-lo?, ja tentei varias vezes mas sempre vem em minha cabeça;

    "Com suas palavras acho que melhorei muito, pelo menos em alguns pensamentos ruins que estava me ocorrendo.

    Ficarei muito grato se o senhor me respondesse.

    13 de Outubro de 2007 13:24"

    Minha resposta:
    Caro Junior. Ficar pensando no passado de sua namorada é um sinal claro de ciúme. Ela teve a vida dela, como você a sua e nada de mais existe nisso. Os namoradoss que ela teve, as pessoas com quem ela fez sexo, são páginas viradas na vida dela, já que agora ela está com você.

    Confie em sua capacidade de estimular o amor dela por você e ame-a também. Este é o segredo de começar um relacionamento criando um bom alicerce.

    Ciúme demonstra insegurança, falta de confiança em si mesmo e também nela, e até falta de amor, pois você se mostra mais preocupado com sua vaidade e bem estar do que com a felicidade dela. Combata o ciúme da melhor forma que puder, leia o que já escrevi acima e use todos os seus recursos de inteligência para ser um bom namorado. Assim você vai conquistar o amor permanente dela.

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigado Dr. Luiz...
    As suas palavras serviram "certinho" para mim, fiquei impressionado como o senhor soube o meu verdadeiro problema...
    Muito obrigado mesmo, vou seguir suas palavras e espero melhorar, pois sempre que leio suas palavras eu me sinto muito bem.
    abraços de coração.

    ResponderExcluir
  28. Oi Luiz Alberto, tudo bem? Fui casada durante cinco anos com um homem muito ciumento. Chegava a ter alucinações de tanto ciume.Dizia me ver combinando com outros homens para traí-lo. Não me deixava ir a nenhum lugar sem ele, controlava minha roupas, tornou nossa vida um inferno. Graças a Deus consegui me separar dele, depois de ficar muito doente com depressão.Agora estou namorando há seis meses um moço muito bom, que tem tudo o que uma mulher pode querer. Mas tem se revelado ciumento tambem, não como o outro, mas ele acha que eu tenho que amá-lo acima de todos(até do meu filho e minha família)tem ciume dos meus primos, das amigas e principalmente dos amigos(não gosta que eu os cumprimente, nem sequer rele neles). O Sr. deve estar pensando comouma pessoa que já passou por isso, já sofreu tanto, não tenha conseguido identificar isso logo no começo? Eu também me pergunto isso, mas ele não era assim. Me pegava em algum lugar com minhas amigas pra gente sair, nunca havia me falado sobre cumprimentar meus amigos, nem sobre meu comportamento em festas ... O que eu faço para que as pessoas com que me relaciono tenham tanto ciúme de mim? É como eu ajo? É meu jeito de ser? Gosto muito de conversar com todos, sair com as amigas, amo meus primos e minha família, gosto de ser simpática, conhecer gente nova,só isso. Não queria ter que mudar pra ficar com quem eu gosto.
    Por que será que eu atraio pessoas tão ciumentas?Por favor Dr.Luiz me envie palavras que me ajudem a tomar uma boa decisão.Existe alguma coisa que eu possa fazer para evitar que o meu namorado seja tão ciumento?DEsde já agradeço, um abraço
    Sandra.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Sandra.

    Em primeiro lugar, peço desculpas pela demora em lhe responder. Estive muito sobrecarregado de trabalho durante as duas últimas semanas. Mas espero que esta reposta ainda lhe chegue a tempo de lhe ser útil. E pretendo não deixar que isto aconteça novamente.

    Não tenho como lhe dizer a causa deste fenômeno: sempre encontrar namorados ciumentos. Mas tenho duas hipóteses. É possível que você se sinta atraída por um excesso de atenção que com o tempo acaba se mostrando como ciúme. Outra possibilidade é que você, sem perceber, tome algumas atitudes que estimulem a insegurançe - e a partir daí - o ciúme de seus parceiros. Observe, relembre e veja se estes palpites têm fundamento.

    Uma última observação: fuja desse seu namorado, pois se trata, no mínimo, de uma pessoa sem respeito nem consideração pelo seu jeito de ser. Você merece um companheiro melhor.

    ResponderExcluir
  30. Dr. Luiz Alberto, muito obrigada por seu conselho.Acho que é mesmo o melhor que eu posso fazer.Sabe que eu já o vejo com outros olhos, estou muito magoada e ele não serve mais pra mim. Muito obrigada por estar sempre disposto a nos ouvir, como um bom amigo. Que Deus o ilumine sempre!!!
    Sandra.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. Dr. Luiz Alberto, gostaria de saber como posso fazer para controlar meus ciúmes em hora e lugar errado, e quando ambos são ciúmentos o que devemos fazer, procurar logo uma ajuda para não sofrer ou desencadear alguma doença no futuro?!?!
    Outra dúvida que também tenho, é que em um relacionamento homossexual o ciúme parece ser mais presente que em um relacionamento hetero, isso é normal já que se tratam de dois homens, ou teria algum outro motivo???

    .
    Agradeço desde já.
    Parabéns pela sua entrevista no Jornal Hoje, e pelo bate papo.
    Igo Duarte - Brasilia - DF

    ResponderExcluir
  33. (EH) Dr. meu namorado é muito ciumento. Ele não aceita que eu dê meu número de celular para ninguém do sexo masculino. No feriado de finados recebi uma msg de um amigo desejando um bom feriadão, mas asó isso sem bjos, te adoro essas coisas. Ele manda p/ todos os amifgos.. Então meu namorado ficou muito furioso e ficou ligando p saber o que ele queria comigo. Tentei conversar com ele, mas não adiantou, ele fezaior escândalo. Vou para faculdade de ônibus, se edu sentar com algum homem ou dar um oi que seja ele já cai em cima de mim. Eu não sou ciumenta e ele sabe disso mas em compensação ele é ciumento ao extremo. Eu o amo muito e gostaria que ele mudasse um pouco.. Nas conversas ele me diz que me quer inteiramente p/ ele. Mas apenas conversando com as pessoas não estarei traindo -o. Como devo agir? o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  34. (EH) sou eu novamente... esqueci de salientar que além de ciumento ele é depressivo.

    ResponderExcluir
  35. Caro Igo.
    Quando em um relacionamento existem problemas não superados, a idéia de procurar ajuda externa pode ser bem vinda. Três cuidados precisam ser tomados.

    Em primeiro lugar, selecionar o profissional através de uma criteriosa avaliação de sua competência, buscando informações, resultados, currículo etc.

    O outro cuidado é entender que uma intervenção profissional para auxiliar um casal deve ser breve, rápida. Não há sentido em uma longa terapia, pois o profissional não é parte da estrutura afetiva e se o processo se prolonga por mais de uns dois meses começa a se estabelecer uma relação doentia.

    Caso o terapeuta proponha um longo tempo - acima de dois meses - sugiro procurar outro. Terapias longas são para situações individuais. No caso de um casal, ambos podem seguir com suas terapias individuais, mas sem misturar sua relação com outra pessoa.

    Finalmente tenha em mente que o terapeuta tem a função de buscar esclarecer o que é melhor para ambos e não deve ter nunca o objetivo de salvar a relação a qualquer custo.

    Homossexualidade pode ser um problema extra pela menor oferta de alternativas amorosas. Por vezez existe o medo da dificuldade de encontrar um novo parceiro o que leva a um excesso de complacência com um eventual parceiro inadequado.

    Boa Sorte para vocês.

    ResponderExcluir
  36. Cara EH.
    Seu namorado, pela sua descrição, é uma pessoa difícil, problemática e provavelmente doente. Este é o preço a pagar por seu amor.

    Pense se não vale mais a pena procurar uma pessoa que lhe ofereça um futuro mais feliz, por mais que você ame seu atual namorado. Aliás, o que a leva a amar tanto uma pessoa assim? Procure pensar com vagar nesta questão. O amor se constrói com carinho, consideração, respeito e admiração. Seu namorado manifesta respeito e consideração quando mostra um ciúme tão brutal? Você o admira? Medite sobre isto. Será que você está com medo de ficar sozinha? Você não confia em sua capacidade de encontrar um homem que possa fazê-la feliz, que confie em você e a respeite?

    Boa Sorte em suas reflexões.

    ResponderExcluir
  37. nattiara disse...
    boa tarde Dr. Luiz!
    Estou sofrendo muito com um ciume doentio, que estou quase perdendo meu marido. sou casada ha um ano e nao consigo controlar meu ciume.
    Nao assistimos televisao, na rua tenho que estar olhando no olho do meu marido para ver onde ele olha, tenho comigo que ele olha para todas as mulheres. Não consigo entender que olhar é uma coisa normal.Não estamos vivendo por causa disso, nao saimos para lugar nenhum, porque para todo lugar que a gente for vai ter mulher, e com certeza e vou brigar com ele.
    Ele nao tem mais paciencia comigo, e eu nao queria ser assim, estou sofrendo demais.
    gostaria muito que o Sr. me ajudasse.
    Obrigado

    7 de Novembro de 2007 08:46

    Cara Nattiara.
    Seu ciúme virou doença e se você não se tratar, em pouco tempo a paciência e o amor de seu marido vão se acabar, seu casamento terminará e você vai sofrer muito.

    Procure atendimento psicológico e psiquiátrico para lhe ajudar a se curar.

    Faço votos para que seu marido consiga suportar seu comportamento até você aprender a se controlar. Boa Sorte, você vai precisar de muita sorte.

    ResponderExcluir
  38. Eu não sei mais o que fazer pra me controlar, toda vez que sai pra resolver algo de seu interesse eu acho que vai me trair, tenho ciumes das minhas amigas de amigas dele, ja perdi muitas amizades por nao saber me controlar, eu quero ele a todo instante perto de mim as vezez sinto ciumes ate de familiares dele, acho q toda vez q ele ta sozinho ele ta me traindo, ontem mesmo ele chegou a terminar comigo por causa disso mas ele tb me ama muito e logo voltou atraz de sua decisão. E isso nao e a primeira vez q acontece ele ja tentou terminar comigo mas umas 3 vezes eu fico louca finjo ate q estou passando mal...
    Nao sei mais o q fazer acho se eu contiuar assim eu vou peder o amor da minha vida... O QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  39. Eu não sei mais o que fazer pra me controlar, toda vez que sai pra resolver algo de seu interesse eu acho que vai me trair, tenho ciumes das minhas amigas de amigas dele, ja perdi muitas amizades por nao saber me controlar, eu quero ele a todo instante perto de mim as vezez sinto ciumes ate de familiares dele, acho q toda vez q ele ta sozinho ele ta me traindo, ontem mesmo ele chegou a terminar comigo por causa disso mas ele tb me ama muito e logo voltou atraz de sua decisão. E isso nao e a primeira vez q acontece ele ja tentou terminar comigo mas umas 3 vezes eu fico louca finjo ate q estou passando mal...
    Nao sei mais o q fazer acho se eu contiuar assim eu vou peder o amor da minha vida... O QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  40. Eu não sei mais o que fazer pra me controlar, toda vez que ele sai pra resolver algo de seu interesse eu acho que vai me trair, tenho ciumes das minhas amigas de amigas dele, ja perdi muitas amizades por nao saber me controlar, eu quero ele a todo instante perto de mim as vezez sinto ciumes ate de familiares dele, acho q toda vez q ele ta sozinho ele ta me traindo, ontem mesmo ele chegou a terminar comigo por causa disso mas ele tb me ama muito e logo voltou atraz de sua decisão. E isso nao e a primeira vez q acontece ele ja tentou terminar comigo mas umas 3 vezes eu fico louca finjo ate q estou passando mal...
    Nao sei mais o q fazer acho se eu contiuar assim eu vou peder o amor da minha vida... O QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  41. Cara Anônima.
    Com certeza você vai perdê-lo se continuar assim. Um homem não agüenta muito tempo a falta de confiança, pois ele percebe que a mulher está achando que ele é um cafageste e não tem razão para continuar junto com uma mulher que o desrespeita. Por maior que seja o amor, chega um momento em que ele prefere ir embora a ser insultado. Sim, por que pensar mal dele é um insulto e ele acaba sentindo isso.

    O que você tem de fazer é aprender a se controlar. Perceba que por um capricho você está jogando fora uma relação de amor e CONTROLE esse ciúme estúpido. Em vez de crer nos seus sentimentos que afirmam que seu namorado é um desclassificado, creia na sua razão que lhe diz que seu namorado é um sujeito decente.

    Pare de sabotar sua vida. deixe de ser tola e infantil, torne-se uma mulher adulta. Pense, raciocine, em vez de seguir suas emoções doentias.

    Esforce-se para mudar. Ciúme é um defeito horrivel e vergonhoso que deve ser controlado, não é nada de que você possa se orgulhar.

    ResponderExcluir
  42. Dr. Luiz
    não sei se o que tenho é ciúme, ou algo bem mais sério.
    sei que não aguento mais. vou te contar.
    Sou assim, to super legal com minhas amigas , de repente, eu sinto uma intuição tão forte que meu namorado está me traindo. Parece que entro em transe, nem vejo as coisas em minha frente. Aí quando dou por mim, já fui atrás , já liguei, aí faço mil e uma pressão e cobrança nele.
    E quando passa e que vejo o que fiz me da uma dor de cabeça horrível. Uma contrariedade, porque leio muito, sou bem informada, sei que isto faz é a pessoa se afastar , mas não consigo me controlar. E depois quando começo a cobrar de mim mesmo, a ver minhas atitudes ridiculas, aí eu me sinto pessima.
    Estou me sentindo mal,muito mal...

    ResponderExcluir
  43. OLÁ! TENHO LIDO SEU BLOG E GOSTO MUITO, VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS!
    ENTÃO, CONHECI UMA PESSOA EM DEZEMBRO DE 2007 E ESSA PESSOA FEZ DE UM TUDO PARA ME CONQUISTAR POR QUE A PRÍNCIPIO EU NÃO TINHA NENHUM INTERESSE NELA; E ALGUNS AMIGOS ME AVISARAM QUE NÃO ERA UMA PESSOA MUITO SÉRIA...MAS ELE SÓ TINHA COMIGO ATITUDES LEGAIS, TIPO FLORES, TORPEDOS, E-MAILS, POESIAS, E VÁRIAS LIGAÇÕES DIÁRIAS. ENFIM, RESOLVI PAGAR PRA VER... NAMORAMOS 3 MESES VIAJAMOS PRA FORA FICAMOS BEM COLADOS AÍ UM BELO DIA TIVE UMA CRISE DE CIÚMES COM UMA AMIGA DELE... DEPOIS CONVERSAMOS ELE NÃO GOSTOU NEM UM POUCO E NA MESMA SEMANA ÍAMOS NOS ENCONTRAR PORÉM ELE FALOU QUE ESTAVA CANSADO...SENTI UM CERTO ESFRIAMENTO, BOM NÓS VIMOS NO FINAL DE SEMANA FOI LEGAL FICAMOS JUNTOS O TEMPO TODO ELE ESTAVA COM O FILHO QUE GOSTA MUITO DE MIM; O FILHO DELE TEM 10 ANOS E AÍ ME VI SOZINHA COM O TELEFONE... DO NADA RESOLVI DAR UMA CHECADA NO TELEFONE DELE E VI ALGUMAS LIGAÇÕES DELE PARA UMA MULHER E ALGUMAS DEMORADAS... QUANDO ELE VOLTOU PARA SALA FALEI PARA ELE QUE HAVIA MECHIDO E ELE FICOU FURIOSO E TERMINOU NAQUELE MOMENTO MESMO DIZENDO QUE SUA EX MULHER ERA MUITO CIÚMENTA E ELE NÃO GOSTAVA DE TAL SENTIMENTO. ME DESCULPEI FALEI QUE FUI INFANTIL, QUE FUI IMATURA... QUE IRIA CRESCER, ELE FICOU DE PENSAR E VIAJOU COM OS AMIGOS QUANDO VOLTOU JÁ VOLTOU NAMORANDO EU NÃO PUDE ACREDITAR, FIQUEI PASSADA COM A SITUAÇÃO... EU LIGUEI PARA ELE E FALEI... E AQUELE AMOR QUE VC DIZIA SENTIR? FALEI QUE ELE ERA MUITO RÁPIDO E QUE OS SENTIMENTOS DOS OUTROS NÃO SE TRATAVAM ASSIM. FALEI TBÉM QUE ESTAVA MUITO ARREPENDIDA E QUE ESTAVA SOFRENDO ME SENTI MUITO MAL, POIS ELE JÁ COMEÇOU A SAIR NA NOSSA TURMA COM ELA E É ISSO... BOM EU APRENDI! MAS SINCERAMENTE NÃO PODERIA SONHAR QUE ELE FOSSE FAZER ISSO COMIGO... TER UMA ATITUDE DESSAS COMIGO!!! ESTOU PASSADA COM A SITUAÇÃO MAS JÁ ESTOU TRABALHANDO A MINHA CABEÇA PARA ESQUECÊ-LO.
    ESTOU TRISTE POR QUE NO FUNDO GOSTO DELE E ESTAVA FELIZ NA RELAÇÃO!!! SE EU PUDESSE VOLTAR ATRÁS PARA CONSERTAR TUDO! AÍ, SE EU TIVESSE ESSE PODER...SERIA MARAVILHOSO!
    DR. PY GOSTARIA DE UM COMENTÁRIO SEU. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  44. Cara Anônima.

    Como vc certamente pôde ver pelos textos publicados acima, o que lhe aconteceu é muito freqüente. Agora só lhe resta virar a página e procurar aprender a lição - ciúme realmente destrói uma relação.

    Se quiser, vc pode se consolar acusando-o de cafageste, dizendo que ele não era sério, ou duvidando do amor dele. Mas um ponto vc mesma deixou claro: ele não suportou seus ciúmes. E pense, por que ele deveria suportar? Por amor ou por gostar de sofrer?

    Qdo vc quiser ter uma relação legal com uma pessoa, não a ofenda com suas desconfianças, principalmente se forem descabidas e fruto simplesmente de uma imaginação doentia.

    Ao final vc fala em consertar. A brutalidade da desconfiança do ciumento não tem conserto. Há uma quebra de confiança. Qdo vc não consegue confiar no seu parceiro, como pode esperar que ele confie em que vc vai mudar e abrir mão de cultivar seu ciúme?

    Desejo que vc tenha mais cuidado da próxima vez e Boa Sorte!

    Saudações.

    ResponderExcluir
  45. Bom Dia Dr. Luiz Alberto.
    Li seus comentários anteriores sobre ciúmes e parece existir um caso um pouco parecido com o meu. Pois bem, eu tenho 26 anos, estou namorando com um rapaz de 27 anos faz 5 meses. Quando o conheci, estava solteira e curtindo esse momento, ou seja, tinha minhas saídas, noitadas..tinha uma vida de solteira. Ele me dizia várias vezes no inicio q. eu parecia nao querer nada serio pq. tinha essa vida, pois ao meu ver, estavamos no início do relacionamento e eu tinha q. sentir um pouco mais de segurança para me adentrar de verdade no relacionamento. O tempo passou, eu senti q. realmente era isso q. eu queria...começamos a namorar e muita coisa mudou..Parei com as saídas até a madrugada e me dediquei ao relacionamento. Ele percebeu bem nitidamente essa mudança em mim. Acontece q. eu também percebi algumas mudanças...ele se mostrou posessivo, ciumento..As discussões por roupas curtas, amigos homens, ligações, mensagens...começou então uma perseguição. Segundo ele, a insegurança é decorrente do jeito como era qd. me conheceu (SOLTEIRA!!!, TINHA UMA VIDA DE SOLTEIRA!!) e do meu jeito de ser hj...sou uma pessoa alto astral, gosto muito de fazer amigos, adoro um choppinho na mesa de bar com muita gente, adoro rir com meus amigos, amo minha liberdade para isso..não q. isso signifique o trair..mas sim, viver minha vida, pois cada um tem suas particularidades, suas necessidades individuais.
    Eu o amo demais, ele tem suas qualidades nitidas, que eu realmente admiro muito, muito mesmo.
    O jeito agressivo dele me deixa muito preocupada, pois penso não só no hoje, mas penso em construir minha vida, ter filhos, familia...e isso realmente deixa um ponto de interrogação.
    Nunca passei por uma situação parecida antes, com meus namoros anteriores.
    Gostaria de saber se o ciúmes é um problema intrínseco da pessoa ou ele pode ser desencadeado por situações.
    Também gostaria de saber se esse ciumes doentio tem cura...se algumas sessões de terapia resolveriam ou melhoraria esse quadro.
    Eu o amo demais, não é simples o fato de ligar o botão e não gostar mais..como disse, ele tem qualidades que eu acho muito importante, que me cativam.
    Mas como nada é perfeito, tem esse problema, que é bastante sério...
    ele sabe e admite isso, mas admite tb. que precisa melhrar e até aceitou procurar ajuda médica.

    desculpe-me pelo tamanho do recado, é que também foi um desabafo.

    um abraço,
    Vivi

    ResponderExcluir
  46. Cara Vivi.
    Uma pessoa insegura e possessiva não tem capacidade de amar suficiente para manter uma relação amorosa sólida.

    Se agora ele demonstra descofiar de sua capacidade de ser fiel a ele, imagine o quanto essa atitude irá se agravar com o tempo.

    Sugiro que você procure um companheiro melhor, que lhe valorize e, principalmente, lhe respeite como você merece ser respeitada.

    Boa Sorte na próxima vez.

    ResponderExcluir
  47. Dr. Luiz,

    Meu namorado olha para todas as mulheres q passam por ele inclusive qdo estou ao seu lado. No início até eu achava q era ciúmes em excesso da minha parte mas conversamos sobre isso e ele disse q não consegue deixar de olhar e mais, disse q não quer deixar de ser assim. Me disse q admira as mulheres e não as cobiça... bom, eu não penso assim, e acho q na verdade ele me desrespeita qdo faz isso na minha frente... o q o sr. acha?

    Abraços,

    Carolina
    Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  48. Bom dia me chamo priscila tenho 20 anos e acho que é meu ex namorado tem 22. Namoramos a 5 anos e 1 mês. Estamos passando por uma fase nada boa eu acho que ate ja o perdi. Quando comecamos a namorar ele nao queria nada serio mas com o passar do tempo mudou de opiniao ele ja me traiu varias vezes principalmente quando eu tenho minhas crises de ciumes que a gente da um tempo posso levar isso como traição? so que eu aceitei ele de volta pois eu amo ele so que nao consigo esquecer o passado qualquer discussao eu ja jogo na cara as meninas com quem ele saiu como posso fazer para mudar isso? Nos demos um tempo ja esta fazendo 1 mês quase ele nao deixa de perder contato comigo sempre me liga ia ate na minha casa so que eu fui na dele primeiro. Toda vez que brigamos eu termino e mando ele embora por coisas bestas sem significados e no outro dia ele sempre estava ali comigo como se nada tivesse acontecido, so que acho que ele se cansou pois este fim de semana passei dos limites bloquiei ship do celular dele e o cartao de credito enquanto ele dizia estar trabalhando isso aconteceu no domingo, no sabado fiz um dvd com nossas fotos falando da nossa historia ele amou esta tudo perfeito ate eu ir embora e começar a fazer o meu show de ciumes pois ja era tarde e eu queria comer pizza resumindo ele disse que a gente nao tinha voltado ainda mas quando demos um tempo ele sempre me dizia que me ama e que nao quer me perdar eu por nada nesse mundo e que fim é diferente de tempo. So que eu nao dei o tempo suficiente que ele dizia precisar eu sempre me precipitava quando ele resolvia me procurar eu ja tinha estragado tudo. Ontem procurei ele era o dia que iamos completas mas um mes de namoro fiquei seguindo ele estava com uma colega de trabalho eles ia ate a casa dele pegar um salgadinho foi isso que ela me disse pois parei os dois e lhe dei um beijo a alianca dele nao esta mais usando por causa desse fim de semana sera que eu o perdi de vez ele me disse que nao da mais que eu nao mudo. Nois iamos ficar noivos mes passado mas ele nao sentia confiança em que eu queria ficar noiva eu nao passava isso para ele hoje me arrependo queria voltar atras e fazer tudo diferente ele disse ontem para mim que agora nao é o momento para a gente voltar. O que tenho que fazer seguir a minha vida deixar a dele em paz ou procurar ele pois nao quero perder ele me disse eterno amor amor eterno é o que ele tinha por mim e que nao era para eu esquecer que ele me ama. Hoje essa colega de serviço disse que ia buscar esse salagadinho você acha que deu ir ate la e ficar escondida ou não? tenta me responder ainda hoje por favor antes que eu faço mais uma loucura obrigado pela atenção, Vou adquirir seu livro vai me ajudar

    ResponderExcluir
  49. Olá Luiz Alberto!
    Sou a Vivi, q enviei anteriormente um relato sobre meu namorado.
    Estou voltando aqui para deixar a experiencia q tive para todas aquelas pessoas q passam pelo temor do ciúmes.

    Namorei durante 8 meses, foram ótimos momentos, até q. ele começou a se mostrar realmente. o tempo passou e ouveram agressões físicas q já me fez parar na delegacia. As agressões verbais são incontáveis...baixarias, gritarias em locais publicos, no meio da rua...minha vida virou um inferno, até q. separamos.

    Com promessas de q tudo tinha mudado, depois de 1 mes voltamos. Parece q. as vezes nao queremos acreditar no nosso proprio instinto...acabei acreditando nas conversas dele, voltamos.

    Passaram 2 semanas e o inferno aterroriza minha vida novamente.
    Discussões, baixarias, tudo novamente.
    Sinceramente foi o fim. Tenho uma vida social, tenho meus amigos, minha liberdade, minha vida e derrepente percebi q. estava entrando num buraco muito, mas muito escuro, destanciando de todo mundo e me tornando uma pessoa agressiva tb.

    Sinceramente hj. me sinto muito melhor, todo o sentimento de amor se tranformou em tédio, em medo.

    REalmente como o Sr. me sugeriu, q. separasse dele, hj. (depois de passar isso na pele) vejo q. a única maneira foi essa. O problema é q. ele está vindo atras de mim e eu tenho ummedo enorme disso etb. pelo fato de nao ter paz na minha vida. Por esse motivo estou pensando até em ir na delegacia fazer uma queixa dele para manter minha integridade fisica.

    Espero q. muita gente q. leia isso abra os olhos perante essas situações e q. nao tenha q. passar pelo q. eu passei.

    Obrigada Dr. Luiz!!!!

    ResponderExcluir
  50. Dr. Luiz Alberto, boa noite.
    Li todos os comentários e me identifiquei com alguns deles. Sou casada a 15 anos e mãe de 3 filhos, sinto que na minha última gravidez meu casamento deu uma esfriada, não sei se a razão foi a minha gravidez ou o tempo... Enfim, sentindo este distanciamento do meu esposo dei uma surtada com cenas de ciúmes, sendo elas: controlando ligações em celulares, lendo email, etc. Sei que com essas atitudes vou distanciá-lo ainda mais. Porém estou disposta a mudar. O que o senhor acha que devo fazer? Pedir desculpas à ele? Desenterrar estas questões e esclarecer que foi um momento de insegurança, talvez até provocado pela minha gravidez? Ou colocar uma pedra em cima e recomeçar sem conversar? Aguardo sua orientação. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  51. Boa noite, Dr. Luiz Alberto!
    Sempre tive um ciúme patológico dos meus namorados.Fiz análise duas vezes mas a coisa não anda porque não consigo passar da fase "pós-descoberta" dos motivos que me levaram ou levam a ter este ciúme. Descobri os motivos da minha baixa auto-estima (que nem foram surpresa para mim), mas...e daí? Sei a razão do meu ciúme mas não consigo ir adiante. Já melhorei um pouco, estou investindo mais em mim, mas volta e meia tenho atitudes doentias e sei que volto 10 passos na minha tentativa de me livrar disso. Quero melhorar como pessoa neste mundo, mas sinto que quando estou namorando isso fica difícil por causa do meu ciúme. Chego ao ponto de sempre falar alguma coisa pejorativa a respeito de mulheres que ele considera bonitas.Ou seja, fico cruel e a minha espiritualidade parece que vai para o poço assim. Enfim, sei que só depende de mim e que meu ciúme só me leva pra baixo, mas não consigo sair disso. Muito obrigada por sua atenção e pelo site.

    ResponderExcluir
  52. Boa Noite Dr.Luiz Alberto.
    Adorei todo conteudo postado aqui.Bastante util!
    Bom,eu e meu namorado estamos namorando a quase sete meses...brigamos muito...motivo:CIUMES.
    Ele é ciumento ao extremo...disconfiado..etc.
    Chegou ao ponto de que eu pedi a ele que fosse fazer terapia com psicologo.
    Tenho trinta anos e ele tambem...vejamos que somos pessoas adultas...mas o que me entristece mais é por ele ser muito ciumento ao ponto de sempre está imaginando algo de ruim vindo de minha parte..se o celular chama e eu demoro a atender lá vem as broncas e perguntas onde estava,o que estava fazendo...enfim...
    amo ele muito,e sei que ele me ama tambem...ele é muito amavel,adoravel,prestativo...me coloca sempre em primeiro lugar em tudo na vida dele...mas o que está me entristecendo são as crises de ciumes dele que é muito constante...renuciei muita coisa por ele!!!
    Ex:.sair e fazer programções com amigos(as)etc...
    automaticamente deixei de viver a aminha vida para viver a vida dele...nao saio mais só...somente com ele.
    Uma coisa que nao me agrada e que ele gosta muito de remoer meu passado.Pois,o meu passado é um passado de uma pessoa normal que gostava de sair com amigos(as),viajar,paquerar,ir aos bazinhos etc.
    o que o senhor me aconselha?
    desde já obrigada(o).

    ResponderExcluir
  53. Doutor tava navegando na NET, a procura de algo sobre o ciúme...
    Sou muito ciumenta, meu namorado mora em outra cidade namoramos há três anos e a um que ele mora fora.
    Quando ligo pra ele que o mesmo não atende, já me da um desespero uma vontade de chorar tudo de ruim, depois ele me explica por que não atendi, eu não acredito.
    Sabe acho que o meu ciúme já ta demais, antes dele tive um namorado ficamos juntos cinco anos e nunca brigamos por motivos de ciúmes e com esse já é dessa forma.
    Acho que é por que não acredito nesse atual, nunca peguei o mesmo me traindo, mais já vi mensagem no celular dele, vi ligações altas horas etc.
    O meu ciúme já tanto que tem dia que me da vontade de me matar, pra mim não sirvo mais de nada. É um desespero total!
    O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  54. Boa Noite, Sr. Luiz Alberto!
    Tenho 36 anos e a dois casado com uma mulher muito bacana, transparente e honesta. Eu estou destruindo nossa relação devido a meu ciume e insegurança. Eu sinto e faço tudo o que as pessoas (mulheres e homens) colocaram nos comentarios. Eu sofro muito com isso as vezes num segundo esta tudo perfeito no outro eu explodo em um ascesso de impulssividade chegando aos limites. Ela me ama e quer me ajudar, mas tenho que fazer algo! eu pensava, até então, que só com meu desejo de mudar conseguiria controlar esses sentimentos horríveis! Não é tão simples assim!Preciso de ajuda profissional mas não sei quem e o que procurar. Existem terapias de sussesso nestes casos? Eu moro em BH, eu conseguiria um profissional aqui! Sou muito ancioso e isso pontencializa muito meus sentimentos de insegurança e ciúme. Eu e minha esposa resolvemos tentar um ultima coisa, tratar estas minhas atitudes como uma doença e procurar ajuda para mim, como se fosse um cancer! Se não conseguir teremos que separar e ambos soferão e penso que isso poderar me matar pois é um sofrimento diário e intenso para mim. Estou comprando seu livro, pois como uma doença queremos conhecer esse "tumor" mas preciso de algo mais, precso de ajuda profissional e uma terapia a curto, médio e longo prazo. O que o Sr. me sugere?

    ResponderExcluir
  55. Oi Luiz, tudo bem?
    Tenho, muito ciume de minha esposa e não consigo controlar este sentimento, no entanto este sentimento esta acabando com meu relacionamento, ja me separei a cerca de um ano atraz, e um dos motivos foi o ciume, não sei o que fazer pois em enumeras vezes tentei deixar de lado este sentimento "besta" porem existem momentos em que parece que minha esposa nem liga para mim, sempre da atenção a todas as outras pessoas, faz compania, para os outros esta sempre disposta, e para mim sempre cansada com dor de cabeça etc....
    Ela diz que me ama porem não consigo aceitar isso como 100% verdade, sempre fico com um "pe atraz", preciso de ajuda urgente pois não sei o que sera demim se eu perder minha esposa para sempre....

    ResponderExcluir
  56. Boa noite Dr Luiz Alberto!Gostaria muito de uma resposta do Sr.Há cinco anos separei do meu marido ao qual mantive um casamento por somente 5 mêses e 15 dias, casamento com direito a igreja, festa, etc, por causa do ciúmes dele!Ele tinha ciúmes da minha mãe, irmã, sobrinho, colegas de trabalho, até mesmo de garçom que vinha á mesa quando saíamos. Só não sentia ciúmes do meu pai e irmão.E a coisa estava ficando feia, pois via coisas onde não existia e isso me deu um certo medo e o casamento estava HORRÍVEL já com 3 mêses de casada!Bom,hoje o que me aflige, pois odeio esse sentimento(ciúme) é que minhas colegas, irmã, maioria das pessoas que convivo tem ciúmes de mim! Porque isso????? Obrigada pela atenção, aguardo sua resposta.Patrícia.

    ResponderExcluir
  57. Dr. Luis me ajuda, eu morro de ciumes do meu namorado, mais ele nunca me deu nenhum motivo pra eu sentir ciumes, muito pelo contario ele sempre esta do meu lado. mais assim meu ciume nao é de ta achando que ele ta me traindo por que eu confio nele, mais assim eu so quero ele pra mim... é por que é assim, ele é muito bonito, e eu nao gosto quando ele sai sozinho por que eu nao suporto nem pensar que alguma menina deu em cima dele entendi.. como eu posso sair dessa eu nao quero ser mais assim nao.. eu sofro demais e ele tambem.. me ajuda..

    ResponderExcluir
  58. oi sou eduarda tenho muitos ciumes do meu namorado oq devo fazer

    ResponderExcluir
  59. Cara Eduarda.
    Em primeiro lugar você precisa aceitar o fato de que ciúme e possessividade nada tem a ver com amor. Na verdade são sinais de egoísmo, insegurança, vaidade e uma demonstração de desconsideração e desconfiança em relação ao parceiro. Quando o parceiro percebe, vai embora. As pessoas gostam de ser amadas e respeitadas, coisa que manifestações de ciúme estão longe de demonstrar. Portanto, engula sua insegurança e sua vaidade e comece a tratar bem seu namorado, se não você vai perdê-lo e merece perdê-lo.
    Entenda que ciúme é uma doença que parece bonitinha no começo, mas depois se torna desagradável. Procure pensar o quanto será melhor viver se essa neurose e afaste-a de você.
    Desejo a você muitas felicidades e que consiga se esforçar para reprimir as manifestações de ciúme no começo e se livrar dele aos poucos.
    Saudações.
    Luiz Alberto Py

    ResponderExcluir
  60. Dr. Luiz, sou louco com a minha namorada e acho realmente que ela é a mulher da minha vida.
    Tenho 35 anos e ela 32, temos um bom realcionamento. Mas, quando saímos p curtirmos uma balada (TIPO um SAMBA)e ela coloca um short (NADA VULGAR) isso me deixa inciumado.
    Não gosto de sentir isso, mas, também não consigo me controlar.
    Isso já estragou algumas saídas nossas, não quero que continue acontecendo e também não gostaria que ela deixasse de usar as roupas que gosta, até porque não são roupas vulgares.
    Ficaria muito satisfeito com um conselho seu...
    Desde já agradeço a suas atenção.
    Abs, Rogério.

    ResponderExcluir
  61. oi, gostaria que me ajudasse.tenho 22anos e namoro com um rapaz de 32 anos.tenho ciumes dele,e muita insegurança,nao gosto que fique olhando pro lado,se nao ja brigo.as vezes acho que as outras mulheres sao mais bonitas do que eu, me sinto triste com isso . o que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  62. Bom dia Dr.
    Encontrei através do Google, seu site. Mas gostaria, que me enviasse a referência do livro em que escreveu um capítulo " Contribuições de Bion à psicoterapia de grupo". Pois sou graduanda de Terapia Ocupacional, e estou estudando alguns teóricos, e uma das referências é o capítulo do seu livro, mas não encontro o nome do livro, e a professora esqueceu de passar.
    Agradeço a compreensão, abraços
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  63. se possível envie ao meu e-mail, ou mesmo post por aqui que eu acesso. Aguardo resposta.
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  64. Oops, desculpe comentar mais uma vez, esqueci de lhe passar o e-mail. é ramos.anaclaudia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. Dr. meu namorado mora fora do país, ele vem esporadicamente de 3 em 3 meses, q várias vezes já me pediu pra ter um momento somente pra ele, de sair com os amigos, conversar, tem um momento individual...
    Nunca deixei ele fazer tal, e sim, por conta do meu excessivo ciume, como faço para driblar,e me portar de melhor forma, para que eu possa finalmente dizer um simples...tudo bem, pode ir?
    E ainda, como eu posso demonstrar a ele isso, pra q ele possa sentir que estou mudando, apenas com uma simples conversa, lembrando que a distância, pois só fazemos uso de ferramentas como msn e skype, no tempo que ele está longe...
    E só sinto ciúme dele aqui no Brasil, pq?
    obrigada, aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
  66. Cara Anônima.
    Entre em contato comigo em meu novo blog: www.doutorpy.blogspot.com. Lá poderei responder melhor sua questão e estou fazendo postagens diárias de novos textos meus.
    Saudações.
    Luiz Alberto Py

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde!
    Gostaria de saber pq sempre desconfio do meu namorado,se le não manda msg já penso que está com alguém,vivo mexendo nas coisas dele ele já está saturado diz q se eu não mudar ele não vai mais querer embora me ame muito. diz q não suporta injustiças.O que eu faço??

    ResponderExcluir
  68. Escrev para meu novo blog para que eu possa responder melhor a você. O endereço é: www.doutorpy.blogspot.com.
    Mas posso desde já lhe dizer que se você não mudar de atitude vai perder seu namorado e ainda todos os outros que aparecerem. Ninguém aguenta falta de respeito e ciúme sem motivo é uma enorme falta de consideração e respeito. Além de ser também doença.
    Luiz Alberto Py

    ResponderExcluir
  69. dr. estou com meu namorado a 2 anos
    2 anos conturbados, de términos e retornos...
    voltamos tem pouco tempo, e percebemos que nós dois estamos muito ciumentos.
    e estamos nos prendendo por causa disso
    por não sabermos controlar tal sentimento, pois
    se ele sair eu fico imaginando coisa, que ele está mentindo sobre onde ele está. Se eu saiu ele imagina a mesma coisa.
    Não sabemos mais o que fazer, e nós nos amamos muito e sabemos disso.

    ResponderExcluir
  70. Em uma relação saudável cada um toma conta de si. Ou seja, que tal você tomar conta de sua fidelidade e se preocupar em ser fiel e seu namorado tomar conta da fidelidade dele e ser preocupar em ser fiel a você. Ninguém tem que ser carcereiro de ninguém. Quem trai é que está errado, e não quem é traído. Se alguém é bastante idiota para trair, problema dele não do outro. Quem vai perder o sono de noite é quem trai. Boa sorte para vocês dois e parem de querer mandar na vida do outro. A vida é curta para perder tempo com besteira.

    ResponderExcluir
  71. ola boa noite , estou escrevendo para essa coluna para dizer que sou apaixonada por uma pessoa mas velha do que eu a 18 anos. infelismente sou uma pessoa timida nao tenho coragem de me declarar a ela pois nao sei qual seria sua reaçao. pois essa pessoa me ve com outros olhos. somos amigas a 3 anos. por favor doutor me ajude pois estou sofrendo muito.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite .me ajude.sou muito ciumenta desonfiada ja fui traida muitis anos atras qdo tinha 17 anos e peguei no flaga td bem ja passou .minha mae tb foi.vamos ao que me interessa.namoro a 4 anos sou ciumenta e sempre.penso que vou ser enganada..ja cimentei com esse meu namoeado o que ja passei,ele duz que eu tenho q mudar para mim mesma,pois ele diz que sou muito bonita,carinhosa...eke diz que cinfia em mim.veja o que aconteceu.sabado passad ele me ligou as15:00 dizendo q um amigo do servico dele convifpu para tomar cerveja,me perguntou se ele pideria ir o medmo me disse que edrava chateado cim a vida ecom os objetivos dele ou seja ter o seu proprio cabto ele tem 36 anos.me disse q eu poderia ficar sucegada q nao edtava me enganando,elr sabe q sou ciumenta.eu dsse q ele podia ir .ele disse q qdo saisse de ls me lugaria.fui para minha casa tranquila.qdo foi as 20:00 resolvi ligar para ele liguei uma vrz e nao me atendeu,pensei daqui a pouco ele vai me retornar,so sei que ele nao me atendeu luguei 10 vezes e nem um sinal de vuda dele.eu consegui falar cim ele so 20:50 e qdi ele atebdeu eu disse para ele td bem com vc fulano?so agora q vc me atendeu.ele con uma voz alteradatipo alcolizadot espobdeu: fala o fulana o que vc ta.falando,nem sei o q vc ta falando,vai vai vc e mo candinha didse q nao ouviu o telefine tocar pq estava no vibracal,o vibracal dele e alto dissr q rb nai sentiu.so sei q fui na casa dele pessialmente para ver a cara dele.nesse dia nos iriamis sair.ele estragou tudo.ele estava com um cheirp de bebida meio risonho nas cinsciente.falei para ele me dar o tel do colega dele para eu ligar ele disse q nao tinha pous o amigo dele ligou na casa dele.e que no dia seguinte ele pegaria na bina da cada dele.brigmos chirei muito de raiva..ele me magou mui com as palavras disse que u sou ciumenta,insegura e q nao me traiy e que so foi beber.disde q desse jeiti nao dava para conrinuar e qye eu fui a pior cousa na vuda dele ter me conhecido.ey disse para ele q se eu tuvesse gravida eu abortaria,mas isso foi da boca para fora pq nao tenho voragem e gostaria.muito de der mae.nao estamis cinversando ja faz uma semana eke me mandou uma mensagem duzendo q minhad palavras foran pessimassei q errei,mas dr ele deu motivo .da impressao q estava com outea.o pior e que ele disse:eu nao fisse que estava certo,nas tb nso disse que errou.o piir e ele nao ter me atendido que dedculpa mas edtranha.se fisse eu teria certeza q ey ligaria do lugar e atenderia a lugacao.vamis conversar amanha para decidirmos.so que eu cobsegui o telwfine di colega dele e liguei cedo abres deled iniciar o servico e perguntei i que acinteceue para onde eles foram,o amugo dele dusse q firam ni esoerinho tomar cerveja,pedi para ele nao falar para ele que eu liguei.agora se ele fisse nao sei .i que vc pife me dizer de tudo isso?

    ResponderExcluir